Descrição de chapéu Coronavírus

Filômetro de São Paulo é atualizado por funcionário da própria UBS

Plataforma online conta com informações a cada duas horas e mostra movimento dos postos de vacinação

São Paulo

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações nos 600 postos de vacinação, a Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), por meio da SMS (Secretaria Municipal da Saúde), lançou o portal "De Olho na Fila". O serviço online mostra o movimento em locais que aplicam o imunizante contra a Covid-19, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), drive-thrus, megapostos, entre outros.

Segundo a secretaria, a plataforma é atualizada seis vezes ao dia, em média a cada duas horas, nas UBSs. Já nos megapostos e drive-thrus, a atualização acontece cinco vezes ao dia.

A pessoa responsável pela atualização trabalha no próprio posto de saúde, mas não é exclusiva para isso. Com um login e senha, ela acessa o serviço, que é todo eletrônico, por qualquer meio digital e atualiza os dados, indicando alto, médio, baixo ou sem filas no local.

Cada unidade tem um parâmetro próprio para delimitar o andamento da fila, mas, como explica a Secretaria de Saúde, o responsável observa o movimento, a quantidade de vacinas aplicadas no dia e compara com outros dias, para poder passar uma informação dentro da realidade para a pessoa que deseja ir ao posto. A incumbência de fazer a atualização é da própria UBS.

Nesta quarta-feira (16), o posto volante no Center Norte, por exemplo, na informação das 16h20, o local estava sem fila. Já o shopping Metrô Santa Cruz, em horário próximo, às 16h05, estava com fila média.

A situação dos drive-thrus também esteve dividida nesta quarta, segundo a plataforma. O Club Athletico Paulistano, às 16h13, registrava fila grande, enquanto a Arena Corinthians e o autódromo de Interlagos estavam vazios.

O serviço ainda destaca as UBSs por região, por isso é essencial checar o local em que pretende ir antes de sair de casa para não encontrar problemas. A região de Santa Cecília, por exemplo, estava dividida. Enquanto o Centro de Saúde Escola Barra Funda estava vazio, às 17h03, e a UBS Boracea, às 16h54, com fila pequena, a UBS Santa Cecília - Humberto Pascale, às 16h59, tinha fila média.

O mesmo aconteceu na região da Sé, em que a UBS Sé, às 16h58, estava vazia, enquanto a UBS República - Fernanda Sante Limeira, às 16h56, estava com fila grande.

Situação das filas (por cores)

  • Verde: sem filas
  • Amarelo: fila pequena, com até 10 pessoas ou 10 carros
  • Laranja: fila média, até 20 pessoas ou 20 carros
  • Vermelho: fila grande, com mais de 20 pessoas ou 20 carros
  • Cinza: sem informações disponíveis
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.