Descrição de chapéu Coronavírus

Crianças e gestantes receberão vacina contra a gripe a partir do dia 12

Imunização na capital paulista será feita em escolas da rede municipal

São Paulo

A partir da próxima segunda-feira (12) terá início a 23ª campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o país, que tem como público-alvo 80 milhões de pessoas. Diferentemente do realizado até o ano passado, quando as pessoas acima de 60 anos foram os primeiros da fila, neste ano o PNI (Programa Nacional de Imunizações) estabelece como prioridade as crianças, que até o ano de 2020 eram os últimos a serem vacinados.

A medida foi tomada para evitar conflito de datas com os grupos que estão sendo vacinados contra a Covid-19. Atualmente, pessoas acima de 68 anos são o alvo da campanha na primeira dose. Aquelas com 75 anos começaram a receber o reforço nesta semana.

Crianças terão prioridade na imunização contra a gripe deste ano - Divulgacao/19.mai.2018/SECOM

O cronograma da vacina contra a gripe prevê que ela seja aplicada até o dia 9 de julho. Além das crianças com idade a partir de 6 meses de vida até menores de 6 anos e gestantes, a primeira etapa incluirá mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), indígenas e trabalhadores da saúde. Esse grupo será vacinado até o dia 10 de maio.

Do dia 11 de maio até o dia 6 de junho é a vez das pessoas com 60 anos ou mais e professores, e, a partir do dia 9 de junho até o dia 9 de julho, os demais grupos (portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, de portos, agentes do sistema prisional e outros).

Também devido à vacinação contra a Covid, na cidade de São Paulo a imunização será feita em escolas e estabelecimentos de educação, segundo afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB). O objetivo é o de não cruzar os públicos e locais. Serão 468 endereços, praticamente o mesmo número de postos de vacinação existentes atualmente na capital. Os locais serão divulgados no site https://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa.

Outras vacinas

A prefeitura também oferecerá outras vacinas para que seja feita a atualização da caderneta, sobretudo para as crianças. Serão oferecidas doses de vacinas contra a poliomielite, sarampo, febre amarela, rotavírus e a pentavalente (tétano, difteria, hepatite, coqueluche e meningite). “Crianças até dois anos é fundamental que tenham um conjunto de vacinas. Devido à pandemia, que já dura um ano e quatro meses, parte dessas crianças não tomou nenhuma”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Somados, os públicos-alvos chegam a 4,7 milhões de pessoas só na capital.

Diferentemente da Prefeitura de São Paulo, o governo estadual informou que usará a sua rede de 4.000 postos fixos de vacinação para realizar as duas campanhas de forma simultânea. Neste caso, serão usadas salas diferentes. Em todo o estado o objetivo é atingir uma cobertura mínima de 90% das 18,5 milhões de pessoas a serem imunizadas.

Agente de saúde da Prefeitura de São Paulo vacina criança em posto no bairro do Bom Retiro, região central da cidade - Rafael Hupsel - 25.ago.18/Folhapress

Efeito Covid

A vacinação contra a gripe não poderá ser administrada se a pessoa estiver contaminada pelo novo coronavírus ou se teve a doença há menos de 28 dias. Nesses casos, a pessoa deve remarcar a data.

Aqueles que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 poderão tomar o imunizante contra a gripe desde que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre elas.

A produção das 80 milhões de vacina contra a gripe deste ano foi do Butantã. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Confira o calendário

12/04 a 10/05

  • crianças de 6 meses de vida até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade (menos de 6 anos);
  • povos indígenas;
  • trabalhadores da saúde;
  • gestantes;
  • puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);

11/05 a 8/6

  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • professores e demais trabalhadores de escolas públicas e privadas

9/6 a 9/7

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.