Neste sábado (15), os mais de 460 postos de vacinação instalados nas escolas e estabelecimentos de ensino da cidade de São Paulo estarão abertos das 8h às 17h para o Dia D da vacinação contra a gripe.
A medida foi tomada por causa da baixa adesão dos grupos elegíveis para receber o imunizante. Até a última quarta-feira (12), 622.611 pessoas foram vacinadas na capital paulista. A meta é imunizar 4,7 milhões de pessoas até o dia 9 de julho, data de encerramento da campanha iniciada no dia 12 de abril.
A lista dos pontos disponíveis pode ser consultada neste link da prefeitura.
A baixa adesão à vacina da gripe ocorre não somente na cidade de São Paulo, mas em todo o estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, gestão João Doria (PSDB), até esta quinta-feira (13), apenas 38% dos públicos iniciais procuraram pela vacina da gripe. Diante disso, o governo estadual paulista a convocar os grupos integrantes da campanha.
Diferentemente do que ocorreu nos últimos anos, a primeira etapa da vacinação contra a gripe em 2021 começou pelos trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas). A definição dessa mudança por parte do PNI (Plano Nacional de Imunização) ocorreu para evitar o cruzamento de pessoas com mais de 60 anos que estão sendo imunizadas contra a Covid-19.
Desde a última terça-feira (11) estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais e os professores das escolas públicas e privadas.
A terceira e última fase da campanha está prevista para começar no dia 9 de junho. De lá até 9 de julho, serão imunizados, entre outros, portadores de doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, de portos, agentes do sistema prisional, adolescentes e jovens custodiados e privados de liberdade.
A meta é imunizar 90% de todos esses grupos até o fim da campanha.
Atualização vacinal
Além da vacina contra a Influenza, a Prefeitura de São Paulo também está ofertando a atualização da caderneta de vacinação.
Desde o dia 12 de abril até agora, apenas 52.311 carteirinhas de vacinação foram atualizadas.
A vacina contra a Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do PNI, exceto a que imuniza contra o coronavírus.
Covid-19
Como as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19 não podem ser aplicadas de forma simultânea, poderão tomar o imunizante da gripe todos aqueles que já completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19 há mais de 14 dias. Para aqueles que ainda não completaram o ciclo da vacinação contra o coronavírus, a dica é adiar a imunização contra a gripe.
A vacinação contra a gripe não poderá ser administrada se a pessoa estiver contaminada pelo novo coronavírus ou se teve a doença há menos de 28 dias. Nesses casos, a pessoa deve remarcar a data.
Aqueles que tomaram a primeira ou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 poderão tomar o imunizante contra a gripe desde que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre elas.
Confira o calendário
até 8/6 (2ª fase)
-
pessoas com 60 anos ou mais;
-
professores e demais trabalhadores de escolas públicas e privadas
9/6 a 9/7 (3ª fase)
-
portadores de doenças crônicas;
-
pessoas com deficiência permanente;
-
integrantes de forças de segurança (policiais e guardas-civis) e salvamento (bombeiros);
-
forças armadas (Marinha, Aeronáutica, Exército);
-
caminhoneiros;
-
motoristas, cobradores e demais trabalhadores do transporte público;
-
rodoviários;
-
agentes prisionais;
-
trabalhadores portuários;
-
adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa
Quem já se imunizou
12/4 a 10/5 (1ª fase)
-
crianças de 6 meses de vida até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade (menos de 6 anos);
-
povos indígenas;
-
trabalhadores da saúde;
-
gestantes;
-
puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto)
-
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.