Descrição de chapéu Coronavírus Grande SP

Veja como ficam os feriados antecipados nas cidades do ABC

Medida começa na segunda-feira (29) como forma de frear o avanço do novo coronavírus

São Paulo

Em decisão anunciada na semana passada, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que reúne os sete municípios da região, decidiu antecipar feriados como forma de frear o avanço de infecões e mortes provocadas pela Covid-19. O megaferiado começará entre este sábado (27) e a próxima segunda-feira (29), conforme determinado por decretos municipais, e acompanha decisão do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que antecipou cinco feriados a partir desta sexta-feira (26).

Ônibus para pegar passageiro na avenida Assembleia, em Diadema (ABC); via fica no limite com o município de São Paulo - Rubens Cavallari - 26.fev.2021/Folhapress

No ABC, cada uma das sete cidades que integram a região (Santo André, São Bernardo do Campo, São do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da ) publicou ou iria publicar decretos definindo o que pode funcionar. Os municípios também antecipam feriados distintos.

Em Santo André, ficam antecipados excepcionalmente para 29, 30 e 31 de março, e 1º de abril, os feriados do dia 8 de abril, aniversário da cidade, 21 de abril, Dia de Tiradentes, 3 de junho, Corpus Christi e 9 de julho, dia em qeu é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932. O expediente será normal, segundo decreto, nas repartições municipais nos dias 8, 9 e 21 de abril, 3 e 4 de junho, além de 9 de julho.

São Bernardo do Campo também antecipou os feriados de Corpus Christi, aniversário da cidade (15 de agosto), Dia da Consciência Negra e o feriado de Corpus Christi, de 2022, para os próximos dias 29, 30 e 31 e 1º de abril. Funcionários públicos, de atividades consideradas não essenciais, estarão de folga nestes dias.

O decreto sobre a atencipação dos feriados será publicado ainda nesta sexta-feira (25) em São Caetano do Sul, segundo a prefeitura. Porém, a assessoria de imprensa do governo municipal informou ao Agora que serão antecipados quatro feriados para os próximos dias 29, 30, 31 e 1º, nos quais irão valer, respectivamente, o aniversário da cidade (28 de julho) deste ano, Consciência Negra, novamente o aniversário do municpipio, de 2022, e mais uma vez o Dia da Consciência Negra, do próximo ano.

Diadema publicou seu decreto no fim da tarde desta quinta-feira (25). Serão antecipados, segundo a prefeitura, os feriados de Corpus Christi, Revolução Constitucionalista, Consciência Negra e Imaculada Conceição (padroeira da cidade) entre os dias 29 e 1º, respectivamente. As repartições públicas, acrescentou o governo, não funcionarão durante o período.

A cidade de Rio Grande da Serra determinou cinco dias de feriado, para 27, 29, 30, 31, de março, e 1º de abril, nos quais serão antecipados, respectivamente, os feriados de Tiradentes, Dia do Trabalho, aniversário da cidade (3 de maio), Revolução Constitucionalista e também o Dia da Consciência Negra. O expediente de trabalho, por causa da antecipação dos feriados, será normal em 21 de abril, 3 de maio e 9 de julho.

Ribeirão Pires antecipará para os dias 27, 29, 30, 31 e 1º os feriados de Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Revolução Constitucionalista e Dia da Consciência Negra. As datas em que os feriados deveriam ocorrer, caso não fossem suas antecipações, serão dias normais de trabalho para o funcionalismo público, afirma decreto municipal.

Entre 9 de março e 1º de abril, Mauá também vai antecipar os feriados de Corpus Christi, Revolução Constitucionalista, Dia da Consciência Negra e do aniversário da cidade, que ocorre em 8 de dezembro. Os feriados antecipados serão dias normais de serviço, quando suas datas oficiais ocorrerem.

Toda a região do ABC ficará sem dias úteis entre 27 de março e 4 de abril, já que haverá emenda com dois fins de semana e com o feriado nacional da Sexta-Feira Santa, em 2 de abril, totalizando nove dias. O megaferiado tem o objetivo de tentar reduzir a velocidade de novas contaminações pelo coronavírus na região, que soma mais de 2,8 milhões de habitantes.

Segundo o Consórcio, durante esse período setores essenciais deverão encerrar as atividades às 17h, com exceção de hospitais, serviços de saúde de emergência, farmácias, laboratórios e hospitais veterinários. As prefeituras afirmam ainda que a circulação de pessoas no transporte público será restrita aos funcionários de serviços essenciais. Além disso, a comercialização de bebidas alcoólicas no período estará proibida em toda a região.

Veja os feriados antecipados em cada uma das cidades do ABC

Santo André
Aniversário da cidade (8/4)
Tiradentes (21/4)
Corpus Christi (3/6)
Revolução Constitucionalista de 1932 (9/7)

São Bernardo do Campo
Corpus Christi (3/6)
Aniversário da cidade (20/8)
Consciência Negra (20/11)
Corpus Christi de 2022 (16/06)

São Caetano
Aniversários da cidade (28/7/2021 e de 2022)
Consciência Negra (20/112021 e de 2022)

Diadema
Tiradentes (21/4)
Corpus Christi (3/6 )
Revolução Constitucionalista (9/7)
Aniversário da cidade (8/12)

Ribeirão Pires
Tiradentes (21/4)
Dia do Trabalho (1/5)
Corpus Christi (3/6)
Revolução Constitucionalista (9/7)
Dia da Consciência Negra (20/11)

Rio Grande da
Tiradentes (21/4)
Dia do Trabalho, (1/5)
Aniversário da cidade (3/5)
Revolução Constitucionalista (9/7)
Dia da Consciência Negra (20/11)

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.