Vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 41 anos começa nesta segunda (5) em São Paulo
Pelo cronograma atual, na quinta-feira (8) inicia a imunização de quem tem 40 anos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A cidade de São Paulo começa nesta segunda-feira (5) a imunização contra a Covid-19 das pessoas com 41 anos. A vacinação deste público, estimado em aproximadamente 132 mil moradores, acontecerá até quarta-feira (7). Quem pertence a outros grupos elegíveis para a vacinação, como quem tem comorbidades, também poderá ser imunizado no período.
A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB), decidiu escalonar a vacinação na cidade e anunciar as faixas etárias que podem receber as doses. Na sexta-feira (2), o prefeito disse que as datas só serão divulgadas quando houver garantias do envio de novas doses pelo governo do estado de São Paulo.
“Não temos como fazer uma afirmação ou a divulgação de um calendário porque ainda não temos alinhado com o governo do estado o recebimento de vacinas. A Prefeitura de São Paulo só vai comunicar a partir do momento que tiver certeza do compromisso do governo do estado com a entrega da vacina para não gerar todo aquele sofrimento que a gente teve”, disse Nunes, durante visita ao residencial Vila dos Idosos na sexta-feira (2).
Entre os dias 21 e 24 de junho a cidade de São Paulo teve desabastecimentos do imunizante.
De acordo com o site Vacina Sampa, a partir de quinta-feira (8), será iniciada a imunização do grupo de 40 anos. Em seguida, na sexta (9) e sábado (10), também segundo o site, haverá a repescagem para 40 e 41 anos, e a segunda dose para todos os grupos.
Para vacinar-se, é necessário apresentar um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.
O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.
A Prefeitura faz questão de ressaltar que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.
A lista completa de postos de vacinação pode ser encontrada no Vacina Sampa aqui.