Vacinação contra Covid-19 para quem tem 29 anos começa na próxima terça (27) em São Paulo
Na segunda (26), a capital paulista imuniza grávidas com a segunda dose da Pfizer
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (22) que a vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 29 anos será na terça (27) e quarta-feira (28) da próxima semana na cidade. Já as pessoas com 28 anos serão imunizadas na quinta (29) e sexta-feira (30).
Na quarta-feira (21), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou em entrevista coletiva que as datas estavam ainda indefinidas por causa da incerteza do envio de doses do imunizante por parte do governo estadual.
Na terça-feira (20), a gestão João Doria (PSDB) afirmou ter enviado 680,6 mil doses de vacina, usada para o público na faixa dos 30 anos.
“A segunda-feira [da próxima semana, dia 26] foi pulada [para a vacinação] porque temos a tarefa importante que é dar a segunda dose em mulheres grávidas. Iremos na casa de 652 para as vacinar em casa, com a segunda dose da Pfizer”, afirmou Nunes.
A medida foi tomada, de acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, para que as grávidas não tenham problemas em encontrar doses da Pfizer e, também, pelo fato de um grande contingente de pessoas ser aguardado para tomar segunda dose nos postos da cidade.
"Estamos em um momento difícil. As faixas etárias [atualmente vacinadas] são numerosas e o contingente de gente com D2 [segunda dose] é muito grande. Então, isso está juntando muita gente. Teremos [na próxima semana] um movimento pesado, filas, não tem jeito", explicou o titular da pasta.
Aparecido acrescentou que, para o público de segunda dose, espera-se meio milhão de pessoas. Já as pessoas de 28 e 29 anos, que começam a ser vacinadas na próxima terça, correspondem a um universo de aproximadamente 300 mil pessoas.
De acordo com uma tabela da saúde, mostrada à reportagem pelo secretário, já foram vacinadas, ao menos com a primeira dose, 33.826 pessoas com 29 anos e 32.191 com 28 anos na capital paulista. Os dados resultam do fato de este público, em ambas as faixas etárias, integrar grupos prioritários, como com comorbidades, ou trabalhando nas área da saúde ou educação, por exemplo.
O secretário da Saúde disse ainda que, na semana seguinte à vacinação do público entre 28 e 29 anos, a expectativa é a de que pessoas com 25, 26 e 27 anos comecem também a ser vacinadas na cidade.
O prefeito Ricardo Nunes acrescentou que, até a manhã desta quinta, 75,5% das “pessoas eletivas” já foram vacinadas na capital, com a primeira dose de um dos imunizantes disponíveis no município.
Nesta semana, estão sendo vacinadas na cidade de São Paulo pessoas de 30 a 34 anos contra o coronavírus. Com isso, a cidade deve alcançar 84% do público-alvo elegível, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. A expectativa da pasta é que entre a última segunda-feira (19) e o próximo sábado (24), quando ocorre uma repescagem para esse público, é que até 740 mil vacinas possam ser aplicadas para primeira dose.
Segundo o Vacinômetro, serviço do governo estadual que atualiza em tempo real a vacinação nos municípios paulistas, até as 14h20 desta quarta a capital paulista já havia aplicado cerca de 9,3 milhões de vacinas, sendo 6,7 milhões de primeira dose, 2,15 milhões do reforço e 306 mil de dose única.