Cidades paulistas fazem festas para encerrar vacinação de adultos com uma dose contra Covid
Municípios do estado de São Paulo entram na reta final do calendário de imunização contra o novo coronavírus
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O calendário de vacinação contra a Covid-19 chega à sua reta final da primeira fase por faixa etária e cidades paulistas fazem até festas para concluir a imunização de adultos com ao menos uma dose. O governo municipal planeja encerrar a campanha nos adultos dos municípios paulistas até a próxima segunda-feira (16).
A Prefeitura de Assis (434 km de SP), gestão José Fernandes (PDT), promoveu um Vacinafest, no Recinto da Ficar. O evento, que contou com a imunização em sistema drive-thru, em que a pessoa não precisa descer do veículo, teve música com DJ e um jogo de luzes.
Na semana passada, Jandira (Grande SP) organizou o Imuniza Fest, com 23 horas de vacinação para pessoas a partir de 18 anos.
A ação em Assis, que virou a madrugada, começou às 8h de terça-feira (10) e seguiu até 8h desta quarta (11), com um total de 4.500 pessoas vacinadas, um recorde no município. No público de 18 anos, 2.500 doses foram aplicadas.
O evento também contou com outras faixas etárias, que inclusive receberam a segunda dose do imunizante, e contabilizaram 2.000 deste total.
Na Região do ABC, seis dos sete municípios —São Caetano, São Bernardo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra— abriram a vacinação para pessoas a partir de 18 anos. Apenas Diadema, que atualmente vacina a partir de 20 anos, não tem previsão para a faixa etária.
Osasco (Grande SP) adotou uma estratégia diferente e iniciou na última terça-feira (10) a vacinação a partir de 18 anos de idade em dois megapostos para pedestres, até sexta-feira (13), mediante agendamento na Central 156 (3651-7080) ou pelo aplicativo 156 Osasco. Nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região, o cronograma segue outras idades para primeira e segunda dose. Esta quarta-feira (11), por exemplo, contou com o público de 27 anos e quinta (12) terá o de 26 anos, também com agendamento necessário.
Guarulhos e Cotia, também na Grande SP, já começaram a vacinar a última faixa etária adulta. Caso semelhante a cidades do litoral paulista.
Praia Grande, que já ultrapassou 200 mil vacinados com ao menos a primeira dose, abriu a vacinação para pessoas acima de 18 anos nesta terça-feira (10). Ainda na região litorânea, Mongaguá, Santos, Itanhaém, Guarujá, São Vicente, Bertioga e Cubatão já iniciaram a imunização desta faixa etária.
O município de Peruíbe (135 km de SP) abriu o agendamento nesta quarta-feira (11) para jovens a partir de 18 anos para início da vacinação nesta quinta-feira (12).
Já no interior paulista, Campinas (93 km de SP) e Ribeirão Preto (313 km de SP) já iniciaram a imunização deste público. Na sexta-feira (13) será a vez de São José do Rio Preto (438 km de SP) .
No sábado (14), ao lado da capital paulista, que anunciou a 'virada da vacina', ou seja, vai abrir postos de vacinação durante a madrugada, São José dos Campos (97 km de SP) e Itapecerica da Serra (Grande SP) também finalizam o cronograma com a população adulta.
ONDE SE VACINAR DURANTE A MADRUGADA EM SP NESTE FINAL DE SEMANA
A maioria das cidades trabalha com o sistema de agendamento pelo respectivo site criado pela prefeitura local. Já para ser vacinado no município de São Paulo é preciso levar documento com foto e comprovante de endereço, que pode ser apresentado de forma física ou digital. A Secretaria Municipal da Saúde também pede para a pessoa que for vacinar faça o cadastro no site Vacina Já para agilizar o processo.
Depois de toda a população adulta, as cidades irão se planejar para vacinar adolescentes de no máximo 12 anos. A ideia do governo estadual é iniciar a campanha já entre o dia 18 e 29 de agosto com adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências, gestantes e puérperas.
Vacinação 18+ | São Paulo
- O governo estadual planeja encerrar a vacinação de adultos nos municípios paulistas até a próxima segunda-feira (16)
Vacinando
- São Caetano
- São Bernardo
- Santo André
- Mauá
- Ribeirão Pires
- Rio Grande da Serra
- Guarulhos
- Cotia
- Jandira
- Praia Grande
- Mongaguá
- Santos
- Itanhaém
- São Vicente
- Bertioga
- Cubatão
- Guarujá
- Campinas
- Ribeirão Preto
- Assis
A partir de quinta-feira (12)
- Peruíbe
Até sexta-feira (13)
- Osasco*
A partir de sexta-feira (13)
- São José do Rio Preto
A partir de sábado (14)
- São Paulo
- São José dos Campos
- Itapecerica da Serra
*Somente em dois megapostos mediante agendamento na Central 156 (3651-7080) ou app 156 Osasco; UBSs ainda sem previsão)
Fonte: Prefeituras