Descrição de chapéu Coronavírus

Santo André vai manter restrições da quarentena até o fim de agosto

Estabelecimentos comerciais do município podem funcionar com ocupação de até 80% e horário reduzido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de Santo André (ABC), gestão Paulo Serra (PSDB), anunciou que vai manter as restrições da quarentena para conter a Covid-19 até o dia 31 de agosto e, dessa forma, não vai acompanhar a flexibilização anunciada pelo governador João Doria (PSDB), que vai liberar comércios e serviços a partir do dia 17 de agosto.

​Pelas atuais regras do Plano São Paulo, que ficarão em vigor em Santo André, os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre 6h e 0h, com ocupação de até 80%. O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deve ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Eventos seguem proibidos.

Os horários de funcionamento dos parques da cidade seguirão os mesmos até o final de agosto. Os parques Celso Daniel, Central, Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari) e Regional da Criança ficam abertos das 6h às 20h. Os demais parques funcionam das 6h às 18h.

“Vamos fazer mais uma avaliação com especialistas na última semana de agosto para ver os próximos passos que vamos adotar”, diz Paulo Serra, ao Agora.

“Prefiro não fazer previsões, mas o próximo passo é decisivo, já que é praticamente o final da flexibilização de atividades”, completa o prefeito de Santo André.

Entre outros fatores, o político pontuou o avanço da variante delta em todo o estado de São Paulo e a importância de uma cobertura maior da vacinação.

“Se a gente chegar a 60%, 70% de segunda dose, e 100% da população adulta com a primeira dose, já temos mais segurança para voltar completamente”, afirma Serra.

A cidade vacinou até o momento 90% da população adulta com pelo menos a primeira dose da vacina e 37% dos munícipes com mais de 18 anos estão imunizados completamente. Santo André já aplicou 701.259 doses de imunizantes, sendo 496.170 de primeira dose, 187.870 de segunda dose e 17.219 de dose única.

Além de prefeito de Santo André, Paulo Serra é presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que reúne sete municípios de São Paulo - Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Na manhã desta quinta-feira (12), o político terá uma reunião com os outros prefeitos que compõem a região e vai sugerir que todos adotem manter as restrições até dia 31 de agosto.

“São Bernardo deve seguir essa mesma lógica e vamos ouvir os demais prefeitos. Sempre tento uniformizar as ações na região”, diz Serra.

Estado de São Paulo

A partir do dia 17 de agosto, o estado de São Paulo vai permitir a liberação de feiras corporativas e os eventos sociais e culturais, desde que sejam adotados todos os protocolos sanitários vigentes e obrigatórios, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social. A ação faz parte do Plano SP e se chamará “retomada segura”.

Entre as medidas, estão o fim das restrições de horários e público em estabelecimentos comerciais, e atendimento presencial com capacidade de 100%. Também não haverá mais toque de recolher durante as madrugadas. De qualquer forma será proibido gerar aglomerações e as cidades devem seguir protocolos de segurança e saúde.

“Estamos sempre dando passos para frente com cuidado e responsabilidade. É um momento de uma retomada segura”, diz Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Contudo, as prefeituras vão manter autonomia para determinar rigidez de restrições se as circunstâncias locais da pandemia e capacidade hospitalar tiverem piora.

Fase de transição | Plano SP

Santo André

  • O prefeito Paulo Serra (PSDB) decidiu manter restrições até o dia 31 de agosto

Estabelecimentos comerciais

  • Podem funcionar entre 6h e 0h
  • Ocupação de até 80%
  • Acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deve ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite

Eventos

  • Proibidos mesmo com controle de público

Parques

  • Os parques Celso Daniel, Central, Antonio Pezzolo (Chácara Pignatari) e Regional da Criança ficam abertos das 6h às 20h
  • Os demais parques funcionam das 6h às 18h

Manutenção dos protocolos de segurança

  • Adotar o distanciamento social, distribuição de álcool em gel e obrigação do uso de máscaras

São Paulo

  • O governador João Doria (PSDB) vai flexibilizar as restrições a partir de 17 de agosto
  • O governo classificou essa fase do Plano SP como "retomada segura"

Estabelecimentos comerciais

  • Fim das restrições de horários e público
  • Atendimento presencial com capacidade de 100%

Eventos

  • Sociais, museus e feiras corporativas estão liberados com controle de público
  • Proibido gerar aglomerações e devem seguir protocolos de segurança e saúde, como uso de máscaras e distanciamento
  • 100% da população adulta com acesso à 1ª dose da vacina

Manutenção dos protocolos de segurança

  • Adotar o distanciamento social, distribuição de álcool em gel e obrigação do uso de máscaras

Fontes: Prefeitura de Santo André e Governo de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.