Cidades paulistas aceleram imunização e entram na reta final da 1ª dose

Ribeirão Pires (ABC) pretende encerrar a vacinação de adultos contra a Covi-19 neste sábado (7)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cidades paulistas têm conseguido acelerar a campanha de vacinação contra a Covid-19 e já há município que planeja imunizar até o próximo fim de semana toda a população adulta com ao menos uma dose.

A meta do governo do estado é que São Paulo atinja a marca até o próximo dia 16. A capital paulista agendou para esta semana vacinar pessoas de 27 e 26 anos.

Em sua última atualização, o governo João Doria (PSDB) afirmou que planeja vacinar a população de 25 a 27 anos a partir desta quinta-feira (5). Algumas cidades, entretanto, já adiantaram a data e vacinam esta idade. Outros estão ainda mais à frente. É o caso, por exemplo, de Ribeirão Pires (ABC), que vacina quem tem 21 anos de idade, e Limeira (151 km de SP).

O secretário de saúde de Ribeirão Pires, ​Audrei da Silva Rocha, afirma que embora a população seja de apenas 124 mil habitantes, o avanço é considerável, uma vez que o número de imunizantes recebidos também é menor. "A nossa grande sacada foi ter braço forte na triagem", afirmou.

"Deparamos com pessoas querendo furar fila, tentando se passar por munícipe sem ser ou por alguma categoria que o Programa Nacional de Imunização autorizava sem ter direito a ela. Não tivemos xepa aqui. Não tivemos desperdício", disse o secretário.

"Nunca misturamos as doses. O município em todo o momento da vacinação até agora sempre respeitou os quantitativos enviados", afirmou. A projeção é que a cidade vacine todos os adultos até o próximo sábado (7).

Em Limeira, a Secretaria Municipal da Saúde discutia nesta segunda-feira (2) a possibilidade de avançar nesta terça (3) a idade para os 21 anos. Ao todo, 259.766 doses de vacinas foram aplicadas: 194.274 da primeira dose, 57.465 da segunda dose e 8.027 doses únicas.

Segundo a pasta, cerca de 62% da população já recebeu a primeira dose e aproximadamente 21% recebeu a segunda ou a dose única. A ideia é que a cidade possa terminar a vacinação antes do prazo estipulado pelo estado.

Já em Santo André (ABC), cerca de 85% da população adulta recebeu pelo menos uma dose do imunizante, segundo a prefeitura. A vacinação contra Covid-19 atende ao público com mais de 25 anos. A cidade já aplicou 653.877 doses, sendo que 469.737 pessoas receberam a primeira dose, 166.976 a segunda dose e 17.164 a dose única.

"A gente fez um trabalho antes de atualização do cadastro da cidade. Quando chega a grade de vacinação da Covid-19 já temos a quantidade exata de cada grupo", afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB). "Então por termos planejado levamos vantagem", explicou.

"Os maiores grupos etários estão entre 30 e 50 anos. Em números absolutos já vacinamos a maior parte da cidade. Mas precisamos terminar agora", afirmou Serra, sem arriscar dizer quando Santo André vai terminar de vacinar adultos com a primeira dose.

São Bernardo do Campo (ABC), por sua vez, vacina com a primeira dose os jovens de 25 a 29 anos, além de remanescentes de 43 e 44 anos. Também seguem sendo imunizados com a segunda dose os idosos de 60 a 62 anos. Até este domingo (1º) foram aplicadas 670.443 vacinas contra a Covid-19 no município, sendo 482.192 referentes à primeira dose (74% da população adulta). Outras 188.251 pessoas já estão com a imunização completa (29% da população adulta). A cidade segue o Plano Estadual de Imunização prevê imunizar toda a população adulta até o dia 16 de agosto.

Outra cidade da Grande São Paulo que também vacina a população de 25 anos ou mais é Guarulhos. Até o momento o município já imunizou 685.372 pessoas com a primeira dose, ou seja, 49,23% da população. Outras 162.182 pessoas já receberam a segunda dose e 34.261 pessoas tomaram a dose única.

De acordo com o governo João Doria (PSDB), 60% da população adulta já foi vacinada com pelo menos uma dose. O número indica que, a cada cinco pessoas, três já receberam pelo menos uma dose do imunizante. Entre este grupo, 22,6% já tem esquema vacinal completo. O balanço aponta ainda que mais de 26,6 milhões aplicações de primeira dose, 9,3 milhões da segunda e mais de 1 milhão de dose única já foram realizadas.

A partir de agosto, o estado também pretende a oferecer vacinas para a população adolescente. Entre os dias 18 e 29, jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiências, além de gestantes e puérperas, deverão receber vacinas.

De 30 de agosto a 5 de setembro, o PEI (Plano Estadual de Imunização) inclui os jovens com idade entre 15 e 17 anos. Depois, de 6 a 12 de dezembro, será a vez de adolescentes de 12 a 14 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.