Vacinação de pessoas de 28 anos começa nesta sexta (30) na capital paulista; veja novo calendário

Secretaria Municipal da Saúde vai organizar três repescagens nos próximos dias, inclusive uma apenas para segunda dose da vacina contra a Covid-19, no sábado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) confirmou na tarde desta quarta-feira (28) que a vacinação de pessoas a partir de 28 anos de idade contra o novo coronavírus será realizada nesta sexta-feira (30) e na próxima segunda (2) na cidade de São Paulo.

Na semana passada, Nunes chegou a anunciar que as pessoas de 28 anos começariam a ser vacinadas na próxima quinta-feira (29). Entretanto, no último domingo (25), voltou atrás alegando erro de interpretação por parte da prefeitura em relação à informação que havia recebido do governo estadual.

Em entrevista coletiva nesta quarta no Palácio dos Bandeirantes, sede do governado estadual, o prefeito admitiu ter errado. "Fizemos uma interpretação errada de que o estado não mandou vacina. Foi um erro de interpretação da nossa equipe", afirmou.

Na véspera, em nota, a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que na terça-feira (27) enviou 281 mil doses de vacina para a capital paulista.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 145,5 mil pessoas de 28 anos de idade podem ser vacinadas contra o novo coronavírus nos dois dias para esta faixa etária.

Conforme o calendário divulgado pela pasta da gestão Nunes, nesta quinta (29) ocorre uma repescagem para pessoas de 29 anos que não puderam comparecer aos postos de imunização destga terça e quarta, além dos moradores da cidade de São Paulo que precisam tomar a segunda dose da vacina.

Outra repescagem está programada para sábado (31), mas apenas para quem vai precisar tomar a segunda dose da vacina. Haverá busca por faltosos.

Para ser imunizado contra o novo coronavírus na capital é preciso apresentar documento com foto e comprovante de residência na cidade.

De acordo com o prefeito, a partir de agora, as pessoas imunizadas só saberão a marca da vacina que vai ser aplicada quando chegar sua hora de vacinar. Caso ele recuse, terá de assinar um termo e será mandado para o fim da fila, ou seja, só será imunizado quando todo o público elegível já estiver vacinado.

Nesta terça, a cidade chegou à marca de 80,9% da população adulta vacinada com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19 ou dose única. Até a conclusão deste texto haviam sido aplicadas 9.875.010 doses, sendo 7.155.018 (D1), 2.407.479 (D2) e 312.513 doses únicas do imunizante da Janssen.

CALENDÁRIO

Quinta-feira (29)

  • Repescagem para pessoas de 29 anos ou mais (D1 e D2 para todos os grupos elegíveis)

Megapostos
Das 8h às 17h

UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMASs/UBSs Integradas
Das 7h às 19h.

Sexta-feira (30)

  • 28 anos

Drive-thrus, megapostos para pedestres e farmácias
Das 8h às 17h

UBSs e AMAs/UBSs Integradas
Das 7h às 19h.

Sábado (31)

  • Mutirão de busca ativa para segunda dose

UBSs
Das 8h às 17h

AMAs/UBSs Integradas
Das 7h às 19h.

Segunda-feira (2)

  • 28 anos

Megapostos
Das 8h às 17h

UBSs e AMAs/UBSs Integradas
Das 7h às 19h.

Terça-feira (3) e quarta-feira (4)

  • Repescagem para o grupo de 28 e 29 anos + D1 e D2 para todos os grupos elegíveis

Megapostos
Das 8h às 17h

UBSs AMAs/UBSs Integradas
Das 7h às 19h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.