Passagens de trem turístico para Paranapiacaba no Dia dos Pais se esgotam
CPTM diz que a venda de novas passagens permanece suspensa para este domingo e para outras datas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Os ingressos para a viagem do Dia dos Pais no Expresso Turístico para Paranapiacaba estão esgotadas, segundo informou a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) nesta quinta-feira (5).
A viagem do próximo domingo (8) é a primeira para o vilarejo pertencente à cidade de Santo André (ABC) após um período de quase um ano e meio por causa da pandemia de Covid-19.
A companhia informou ainda que a venda de novos tíquetes permanece suspensa para as próximas datas. As próximas viagens, previstas para os dias 22 de agosto e 5 de setembro e 19 de setembro só atenderão as pessoas que já comparam os tíquetes antes da pandemia e não quiseram ser reembolsadas.
Segundo a companhia, 1.350 bilhetes ainda são válidos. A CPTM calcula que serão necessárias 13 viagens para atender todos esses passageiros, o que indica a necessidade de viagens adicionais além das já previstas.
Em condições normais o Expresso Turístico acomoda 172 passageiros. Entretanto, a atual fase do Plano São Paulo prevê o limite de 60% desse total, o que equivale a 103 lugares, no máximo.
O vilarejo
Paranapiacaba é um vilarejo encrostado no alto da Serra do Mar e rodeada pela Mata Atlântica. A vila ferroviária preserva grande parte de suas características originais, e, antes da pandemia, recebia anualmente 250 mil visitantes.
O espaço é também chamado de vila ferrovária pelo fato de ter abrigado os operários que trabalharam na antiga ferrovia Santos-Jundiaí, da empresa São Paulo Railway. Entre os vários atrativos do local, pode ser visto o primeiro campo de futebol com medidas oficiais inglesas do Brasil, construído no século 19.
O vilarejo é considerado um patrimônio histórico e ambiental e é tombado pelos órgãos municipal, estadual e federal de patrimônio.
Se você tem uma pasagem e não pediu reembolso, confira os canais de atendimento da CPTM para saber como marcar a viagem.
Central de atendimento da CPTM
- Site: https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/atendimento.aspx
- E-mail: passageiro@cptm.sp.gov.br
- Central de Relacionamento: 0800 055 0121
- WhatsApp: (11) 99767 7030
Fonte: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos