Ainda em obras, estação Mendes-Vila Natal da CPTM será inaugurada na terça-feira (10)

Parada que pertence a linha 9-Esmeralda é a primeira de três novas que serão entregues

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O paulistano que mora no extremo sul de São Paulo terá uma boa notícia para o início da próxima semana. Isso porque o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, confirmou em visita às obras da estação Mendes-Vila Natal da linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) recentemente que ela será inaugurada na terça-feira (10).

Ainda de acordo com Baldy a ideia é de que no início a nova parada funcione somente com operação assistida, ou seja, em um primeiro momento o local deve operar com um horário reduzido e diferenciado das demais estações, que costumam funcionar em sua maioria das 4h às 0h. O executivo, contudo, não entrou em detalhes sobre como a operação vai funcionar neste início.

O Agora visitou o local na manhã desta quarta-feira (4) e foi possível verificar vários pontos da estação Mendes-Vila Natal ainda em obras. Questionadas sobre a possibilidade de a inauguração ainda acontecer em meio as construções, tanto a CPTM como a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) não responderam para a reportagem até o fechamento desta matéria.

A extensão da linha 9-Esmeralda até o extremo sul da capital foi retomada em 2018 após o governo do estado obter um financiamento do Governo Federal. O projeto, anunciado em 2011 e que teve as obras iniciadas em 2013, chegou a ser adiado em 2016, data prevista para entrega, por não conseguir receber recursos federais por causa de trâmites burocráticos. Na retomada do projeto, a estação recebeu algumas novas datas para a inauguração que também acabaram não sendo cumpridas. Uma delas estava prevista para novembro de 2020. Depois, chegou a ser prometida para o dia 30 de junho.

A linha-9 Esmeralda atende passageiros que circulam entre o Grajaú, na zona sul de São Paulo, e Osasco, na Grande São Paulo. Ao todo, ela possui 32,8 quilômetros. A linha margeia, em uma parte do seu traçado, o rio Pinheiros e dá aos usuários a possibilidade de conexão com outras linhas da malha ferroviária. Ela se conecta às linhas 5-Lilás, na estação Santo Amaro, e 4-Amarela, na estação Pinheiros, ambas do Metrô, além da linha 8-Diamante, nas estações Presidente Altino e Osasco, também da CPTM. Além disso, no futuro a ideia é que ela também faça ligações com a linha 17-Ouro.

Agora, com a entrega da estação Mendes-Vila Natal, a 19ª da linha, o traçado ganha cerca de 1,9 quilômetro a mais de extensão em relação à estação Grajaú, até então, a última parada. Além dela, a extensão da linha prevê também a construção da estação Varginha. Juntas, elas totalizarão mais 4,5 quilômetros. Segundo Baldy, a previsão é de que Varginha seja entregue somente em 2022.

A expectativa é de que com ambas em funcionamento mais de 110 mil passageiros possam ser atendidos diariamente.

Também na linha-9 Esmeralda está em construção a estação João Dias, que é bancada quase que exclusivamente pela iniciativa privada. Esta, contudo, não faz parte da ampliação. Trata-se de um novo ponto para o embarque e desembarque para os usuários que vai funcionar entre as estações Granja Julieta e Santo Amaro.

A previsão da entrega dela, segundo Baldy, é em setembro, mas ainda não há uma data estipulada para a sua abertura.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.