São Bernardo faz testes rápidos de Covid-19 em alunos no retorno às aulas presenciais

O plano da cidade do ABC é por amostragem e foi iniciado na última segunda-feira (2); até agora, nenhum caso foi detectado, diz prefeitura

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Prefeitura de São Bernardo (ABC) está realizando testes rápidos de Covid-19 em alunos nas escolas da rede municipal desde a última segunda-feira (2), quando as aulas presenciais voltaram integralmente na cidade para o segundo semestre.

São Bernardo (ABC) está realizando testes rápidos de Covid-19 em alunos nas escolas da rede municipal desde a última segunda-feira (2) - Gabriel Inamine/PMSBC

Segundo a gestão Orlando Morando (PSDB), nenhum caso foi detectado. A ação já foi realizada em duas escolas —Emeb Professor Geraldo Hypólito e Emeb Claudemir Gomes do Vale— e contabilizou 253 testes em alunos e 35 profissionais da educação.

O plano é por amostragem, ou seja, apenas uma parcela dos estudantes passa pelo teste. A escolha é feita de maneira aleatória e sem um critério definido, mas conta com crianças de todas as turmas. O método de testagem é o antígeno, popularmente conhecido como “teste do cotonete”, cujo resultado é concluído em até 20 minutos.

Além disso, a realização do teste ocorre com autorização por escrito dos pais e responsáveis de cada aluno. Caso não haja concordância, o estudante precisa ficar em quarentena e manter o ensino de forma remota.

A prefeitura ainda afirma que independentemente do plano de amostragem, caso qualquer aluno ou funcionário apresente resultado positivo à Covid-19, toda aquela unidade escolar será submetida a teste, incluindo os familiares mais próximos dos alunos e pessoas na mesma residência.

A liberação presencial total dos estudantes foi oficializada depois que São Bernardo reduziu os índices de internação nos hospitais públicos e avançou no processo de vacinação, totalizando 80% da população adulta com a primeira dose do imunizante.

Notícias relacionadas