Mais um 7 a 1

As decepções com a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, não se resumiram ao fraco futebol apresentado pela nossa seleção. Excesso de cidades-sedes, estádios superfaturados (alguns viraram elefantes brancos), negociatas de todo o tipo e projetos de desenvolvimento que nunca saíram do papel marcaram negativamente o evento no país.

Na cidade de São Paulo não foi diferente. No ano do Mundial estava prevista a entrega de um novo terminal de ônibus em Itaquera (zona leste), próximo ao estádio do Corinthians, que inclusive hospedou o jogo de abertura.

Canteiro de obra parada de um terminal de ônibus em Itaquera; ao fundo a Arena Corinthians - Rubens Cavallari/Folhapress

De lá para cá tivemos a Copa da Rússia, e muitos já pensam no torneio no Qatar. Enquanto isso, passados cinco anos, o tal terminal nada mais é do que um amontoado de concreto e ferro abandonado. Não há sinal de operários ou maquinário, e o material que sobrou está ao relento.

A obra, que já começou atrasada, após o fim da Copa do Mundo, parou de vez em 2016 —e não há nenhuma certeza de quando e se será entregue.

O projeto desandou quando o TCU (Tribunal de Contas da União) embargou os trabalhos por problemas na licitação e suspeitas de superfaturamento.

Um novo terminal é vital para a região: análise da própria gestão Bruno Covas (PSDB) aponta a necessidade de 18 linhas circularem por lá. A capacidade do terminal que fica ao lado está saturada. O complexo previa ainda um corredor de ônibus, que também tem trechos paralisados e pontos fantasmas.

A prefeitura promete nova licitação para as obras. A previsão de implantação é de até quatro anos, justamente o intervalo entre um Mundial e outro. Quem sabe não fica tudo pronto até 2026, na Copa conjunta de México, EUA e Canadá?

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.