É para ter medo

O mundo soube que Donald Trump deixaria o hospital no qual se tratava da Covid-19 por meio de uma postagem no Twitter. "Não tenha medo" da doença, recomendou o presidente americano.

Doente, Trump coroa o seu desleixo com a crise sanitária e reforça o desprezo pela vida humana. Seus imitadores mundo afora seguiram a mesma linha, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro.

Aos 74 anos e obeso, o líder passou por maus bocados no início da infecção --foi levado a um hospital e precisou de oxigênio suplementar. Ainda assim, tentando demonstrar força, deixou-se fotografar e filmar trabalhando --e cumprimentou apoiadores num desnecessário e imprudente passeio de carro.

A cena diz muito sobre a realidade da pandemia na nação mais poderosa do planeta. Mais de 20% dos mortos pelo vírus são americanos, que representam 4,2% da população mundial.

A menos de um mês da eleição presidencial, o impacto da doença de Trump sobre o eleitor ainda é incerto. As duas primeiras pesquisas feitas após a revelação do contágio sugerem problemas para o republicano. O democrata Joe Biden segue com vantagem de 8 a 10 pontos.

Se havia esperança de que a doença traria empatia, resta saber agora se o pouco-caso de Trump diante do coronavírus irá contaminar de vez sua chance de garimpar votos entre os indecisos.

Ainda que se recupere a tempo de participar de uma série de comícios na reta final, estratégia que funcionou contra Hillary Clinton em 2016, terá perdido semanas vitais para tentar virar o jogo.

Se ao fim da jornada o presidente não se reeleger, não será pequena a ironia de que parte da culpa poderá ser atribuída ao vírus que ele tanto desprezou.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.