Descrição de chapéu Opinião

Otavio Valle: Ele se julgava o demolidor

“Quem se julgar da natureza, o rei. O dono e senhor das tempestades. Jogar sem muita certeza. Contra deuses e demônios. Ahhhhhhhh!! Ele se julgava o demolidor. Ele se julgava o demolidor. Mas não sabia que seu mundo era pequeno. E os insetos que vagam pelos charcos. Têm poucas chances de alcançar o oceano. Ahhhhhhhh!! Ele se julgava o demolidor!”

 

Os mais novos não vão fazer a menor ideia de onde vem estes versos. Mas, quem estiver na casa dos 40 e 50 anos vai saber exatamente de que se trata esta estrofe. É a canção da vinheta do desenho animado “Sawamu, o Demolidor”, que fez a cabeça da molecada entre 1976 e 1983.

Sawamu foi um desenho animado e também mangá baseados em uma história real. De produção japonesa, contava a história do lutador de chute-boxe Tadashi Sawamura. Nascido na China, mas de origem japonesa, ele foi o maior nome do kickboxing em todos os tempos. Aos 76 anos, Tadashi é uma lenda viva no Japão.

Muito do fascínio pelo desenho vinha não somente do universo das artes marciais, tão em voga naquela época, mas porque a animação era bem moderna para os anos 70. Sua narrativa também era instigante, pois os fatos eram contatos em “flashbacks”.

Curiosamente, na versão brasileira, o nome de Sawamura foi reduzido a Sawamu. O desenho teve apenas 26 episódios em duas temporadas. Mas, para delírio da meninada, a série foi exaustivamente repetida durante oito anos, tanto no Canal 7 como no Canal 11.

Nunca sairá da minha retina a imagem da garotada saindo correndo em disparada após o sinal da escola bater às 17h30. Por um bom período o desenho foi exibido por volta das 18h. Ninguém queria perder a abertura. Muito menos seu famoso golpe, o salto no vácuo com joelhada.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.