Ruim de mata-mata, Palmeiras é eliminado na Copa do Brasil

Verdão acumula 11 quedas consecutivas em torneios eliminatórios

São Paulo

Os investimentos que têm dado vantagem ao Palmeiras no Campeonato Brasileiro, disputado em sistema de pontos corridos, não vêm funcionando nos mata-matas. Na noite desta quarta-feira (17), o Verdão acumulou mais um fracasso nesse tipo de disputa, sendo eliminada da Copa do Brasil pelo Internacional.

Em Porto Alegre, o time gaúcho devolveu a derrota por 1 a 0 sofrida em São Paulo, no jogo de ida das quartas de final. Na disputa por pênaltis, contou com falhas de Gustavo Gómez e Moisés para triunfar por 5 a 4 e avançar às semifinais da competição, nas quais fará um confronto com o Cruzeiro. Do outro lado da chave, duelarão Grêmio e Athletico-PR.

Colorado Patrick chuta para marcar o gol do Inter sobre o Palmeiras no duelo de quartas de final da Copa do Brasil, no estádio Beira-Rio
Antes da chegada do zagueiro Luan (à esq.) e do lateral direito Marcos Rocha, Patrick chuta para marcar o gol do Inter sobre o Palmeiras no duelo de quartas de final da Copa do Brasil, no Beira-Rio. - Do Twitter @SCInternacional

Foi o 12º fracasso do Palmeiras em 13 disputas de mata-mata desde que o clube passou a ter o alto aporte financeiro da patrocinadora Crefisa, no início de 2015. A única conquista obtida em torneios com embates eliminatórios foi a Copa do Brasil daquele ano, seguida de decepções nas temporadas mais recentes.

No Beira-Rio, os comandados de Luiz Felipe Scolari não conseguiram usar sua força defensiva para proteger a vantagem construída na partida de ida, no Allianz Parque. No final do primeiro tempo, sofreram um gol em chute mascado de Patrick, que acabou empatando o confronto e forçando a disputa por pênaltis.

O jogo teve atuação destacada do árbitro de vídeo, que chamou a atenção do juiz de campo em duas oportunidades na etapa final. Em uma delas, Rafael Traci desmarcou o pênalti que tinha anotado para o Palmeiras. Em outra, já nos acréscimos, anulou gol do Internacional, o que gerou reclamações e a expulsão de D’Alessandro.

Mesmo assim, avançou a formação colorada, que teve o domínio do primeiro tempo. Em desvantagem no confronto, o Internacional procurou se manter no campo de ataque e evitar ameaças verdes nos contragolpes, tendo êxito nas duas tentativas ao longo dos primeiros 45 minutos.

Não foi um massacre, mas os donos da casa conseguiram se impor e criar problemas para uma defesa que vinha mostrando bastante solidez. Desta vez usado desde o início, D’Alessandro se movimentava da direita para a esquerda e ajudava a desequilibrar a marcação.

Moledo, de cabeça, teve oportunidade clara após batida de falta do argentino. Nico López e Edenílson também finalizaram em boa condição, de dentro da área, contra um adversário que só levou algum perigo em um cruzamento de Diogo Barbosa não alcançado por Deyverson.

Ainda assim, a etapa inicial corria para o intervalo dentro do planejamento do Palmeiras, que segurava o placar zerado. Aí, aos 41 minutos, o Internacional chegou pela direita, em jogada confusa, com divididas, que sobrou para Patrick. Da entrada da área, dividindo o lance com Luan, o meia bateu e encobriu Weverton.

Buscando força no meio-campo, Felipão trocou um sumido Lucas Lima por Moisés na virada para o segundo tempo. López logo obrigou Weverton a trabalhar novamente, porém os donos da casa já não tinham o ímpeto demonstrado quando estavam em desvantagem, o que acabou tornando o jogo mais equilibrado.

Houve duas situações que poderiam ter definido a disputa com a bola rolando. Um pênalti anotado em disputa de Felipe Melo com Edenílson acabou sendo desmarcado, para desespero verde. O desespero mudou de lado nos acréscimos, quando um gol do colorado Cuesta foi anulado por falta que o juiz viu do zagueiro em Felipe Melo.

No desempate, o Internacional foi mais eficiente. Gómez, que já tinha falhado na eliminação do Paraguai na Copa América, errou de novo, mas Weverton pegou a batida de Patrick e deu sobrevida ao Palmeiras. Na sequência, porém, Nonato acertou sua cobrança e viu Moisés acertar o travessão no chute derradeiro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.