Descrição de chapéu Opinião

Mundo Olímpico: Após o adeus de Usain Bolt, o atletismo já tem uma nova fera

São Paulo

Em 2009, o velocista jamaicano Usain Bolt assombrou o mundo ao bater os recordes mundiais dos 100m (9s58) e 200m rasos (19s19), marcas que devem levar décadas para serem superadas. Quando Bolt se aposentou, em 2017, o mundo do atletismo ficou na expectativa por um novo astro das pistas. Ninguém apareceu. Até agora.

Nas últimas duas semanas, um jovem de 20 anos voltou a assombrar o mundo ao bater o recorde mundial do salto com vara, a prova mais técnica que existe.

Mondo Duplantis em êxtase após bater o recorde mundial pela primeira vez; uma semana depois, ele superaria a própria marca, chegando a 6,18 m
Mondo Duplantis em êxtase após bater o recorde mundial pela primeira vez; uma semana depois, ele superaria a própria marca, chegando a 6,18 m - Lukasz Szelag - 8.fev.20/AFP

​Armand Duplantis, conhecido como Mondo, saltou 6,17 m no último dia 8, superando em 1 cm a marca do francês Renaud Lavillenie. Uma semana depois, ele voltou a quebrar a própria marca, fazendo 6,18 m.

Assistindo a seus saltos, é impossível prever até onde ele pode chegar, mas, com a facilidade com que supera o sarrafo, a expectativa é que outros recordes sejam batidos em breve. Quem sabe na Olimpíada de Tóquio...

Maior vencedor do salto com vara da história, o ucraniano Sergey Bubka dominou a modalidade do final dos anos 1980 até meados de 1990. Nesse período, ele bateu o recorde mundial 35 vezes (17 em pista aberta e 18 na coberta).

Não acredito que Mondo chegará a tanto, mas só o fato de ter as duas melhores marcas da prova já o coloca na história.

Nascido nos Estados Unidos em um família de esportistas, ele representa a Suécia, país de sua mãe, Helena, que foi atleta de heptatlo e vôlei. E seu pai, Greg, defendeu os EUA no salto com vara nos Jogos de Atlanta-1996.

Para dar diversão a seus quatro filhos, Greg montou no quintal de sua casa uma pista de salto com vara, um trampolim, uma gaiola para treinar beisebol e três cordas presas a um galho de árvore para eles subirem.

O resultado foi que todos se tornaram atletas. Com destaque, claro, para Mondo, já um astro mundial. Para chegar ao nível atual, ele começou a saltar aos 3 anos de idade e quebrou todos os recordes do salto com vara desde os 7. Um fenômeno a ser acompanhado de perto. 

Sebastião Claudinei Queiroz
Sebastião Claudinei Queiroz

47 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac e tecnólogo em Gestão do Esporte pela Universidade São Marcos. E-mail: claudinei.queiroz@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.