Descrição de chapéu Opinião

Bola pro Mato: De demissão no intervalo a viradas de mesa, cartolas extrapolam

No Brasil, na Argentina e na Europa, dirigentes acumulam presepadas

São Paulo

Enquanto o planeta mostra preocupação com o coronavírus, as eleições americanas e a queda das bolsas, no mundo da bola, é impossível disfarçar os risos —de nervoso— com a fanfarronice dos cartolas.

No último domingo (1º), o Olímpia foi para o intervalo perdendo por 2 a 0 para o Primavera, pela Série A-3 do Paulista. No vestiário, o técnico Alexandre Ferreira foi demitido e a equipe voltou a campo sob o comando do auxiliar —ao menos conseguiu empatar por 2 a 2.

O técnico Alexandre Ferreira foi demitido no intervalo da partida entre Olímpia e Primavera, pela Série A-3 do Paulista
O técnico Alexandre Ferreira foi demitido no intervalo da partida entre Olímpia e Primavera, pela Série A-3 do Paulista - Divulgação/olimpiafcsp no Facebook

“Foi o pior treinador que vi no Olímpia. Pedi para trocar dois jogadores e ele não concordou. Falei que estava fora”, justificou, ao GloboEsporte.com, o presidente Niquinha, como se sua interferência fosse a coisa mais natural do mundo.

Só neste ano, quatro treinadores já passaram pelo Olímpia. Um deles, Mario Tilico, o herói são-paulino no Brasileiro de 1991, ficou duas semanas no cargo e caiu após brigar com um jogador.

Esse troca-troca, porém, parece não incomodar nem os grandes, que se recusaram a discutir, na semana passada, o limite de mudanças na Série A do Brasileiro.

Infelizmente, esses desmandos estão se tornando frequentes por toda a parte. Também nesta semana, às vésperas da última rodadas da Superliga Argentina, cartolas estudam mudar o sistema de rebaixamento, o que pode beneficiar o Gimnasia y Esgrima, de Maradona. Em vez de três times degolados, o menos pior disputaria uma eliminatória com o terceiro da Segundona. Tudo ótimo se tivesse sido definido antes da competição. De quebra, o desorganizado torneio, que deveria chegar a 20 clubes, pretende manter os 24 na elite.

Até mesmo a antes exemplar Uefa, a federação europeia, entrou na dança. Uma virada de mesa que aumentou o número de seleções na Liga das Nações evitou a degola da Alemanha para o segundo escalão do novo torneio de seleções.

Isso sem contar as multas irrisórias aplicadas em casos de racismo e homofobia nos estádios, que nos fazem até ter vontade de trocar o futebol pelos discursos dos candidatos nos EUA.

Luís Marcelo Castro
Luís Marcelo Castro

38 anos, é jornalista formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), coordenador do caderno Vencer e apaixonado pelo futebol do interior de São Paulo e do Brasil. E-mail: marcelo.castro@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.