Estádio do Pacaembu recebe exposição antes de fechar para reforma de 3 anos

Com visitas agendadas online, estádio abre mostra gratuita até dia 17

São Paulo

Os amantes do estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu (zona central), terão a oportunidade de fazerem uma última visita antes da grande reforma —com previsão para acabar em 2023— pela qual o histórico local passará.

Com início nesta quinta-feira (10), a exposição Arte em Campo conta com esculturas e videoinstalações, de 25 galerias e 53 artistas, espalhadas ao longo de todo o complexo do Pacaembu, incluindo o gramado, quadras de tênis, piscina e ginásio poliesportivo.

As visitas, que são gratuitas e devem ser agendadas online previamente, acontecem até o próximo dia 17. Seguindo todos os protocolos de segurança por causa da pandemia do novo coronavírus, as obras estão distribuídas sempre ao ar livre ou em espaços amplos e arejados. Será aceita a entrada de dez pessoas a cada dez minutos, para evitar aglomerações, entre 10h e 18h, em todos os dias da semana.

A entrada é pelo portão principal, na Praça Charles Miller, e depois os visitantes poderão circular livremente por todo o espaço.

“Estamos em um momento de ‘até breve’ do Pacaembu. Um momento que ele está fechando para o público, tanto do ponto de vista da prática de esportes quanto de visitação. Estamos esperando ansiosamente a volta do novo Pacaembu”, diz Thomaz Pacheco, galerista da OMA Galeria, uma das convidadas para o evento, em entrevista ao Agora.

Esta será a última vez que o público poderá ver o tobogã. Construído após a demolição da concha acústica —onde eram realizadas apresentações musicais—, em 1969, durante a primeira gestão de Paulo Maluf como prefeito da capital paulista, a arquibancada sul será demolida para dar lugar a um prédio multifuncional, com ampla oferta de serviços, como escritórios, restaurantes e lojas.

O restante do estádio, que é tombado desde 1998 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), passará por uma reforma e receberá, embaixo da arquibancada lateral onde hoje está o setor de cadeiras laranja, a maior arena de eSports Battle Royale do mundo, com capacidade para 2.000 pessoas.

Serviço

‘Arte em Campo’

A partir desta quinta-feira (10), das 10h às 18h. De segunda a domingo, das 10h às 18h. No estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/nº, Pacaembu). Tel. (11) 3664-4650. Grátis. Livre. Agendamento online pelo site da Sympla ​Bileto. Até 17/12.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.