Santos tropeça de novo e fica no empate com o Ceará

Equipe da Vila Belmiro chega a quatro jogos seguidos sem vitória no Brasileiro

São Paulo

O Santos recebeu o Ceará neste domingo (27), na Vila Belmiro, pela 27ª rodada do Brasileiro, não fez a lição de casa e só empatou por 1 a 1, chegando ao quarto jogo seguido sem vencer no Nacional. Antes, o clube comandado por Cuca havia perdido para Flamengo e Vasco e empatado com o Palmeiras.

O resultado não é bom para as pretensões santistas na briga por uma vaga na Libertadores. Agora o clube é o oitavo colocado, com 39 pontos. Já o Ceará soma 36.

Pituca tenta passar por Lima, do Ceará
O volante Pituca, do Santos, tenta passar por Lima, do Ceará - Ivan Storti/Santos FC

Para o duelo, Cuca teve problemas para escalar a lateral direita. Isso porque Madson e Pará, com lesões musculares, e Fernando Pileggi, com Covid-19, ficaram fora. Dessa forma, o escolhido para a função foi o atacante Lucas Braga.

Nos primeiros minutos, a ausência de um jogador de ofício para aquele setor pareceu não fazer diferença. Alison, atento com a falta de poder de marcação de Braga, caía por ali e o ajudava.

Nessa dinâmica, o Peixe ainda adiantou a marcação e passou a recuperar a bola rapidamente toda vez que a perdia. Com bom domínio da partida, o placar foi aberto logo aos 10min, com Marinho. O atacante aproveitou bola rolada por Diego Pituca, após boa arrancada de Soteldo, e bateu no canto esquerdo de Fernando Prass. Foi o 22º gol do atacante nesta temporada.

O gol parece ter feito o Ceará mudar sua atitude em campo. O técnico Guto Ferreira, atuando com três atacantes, resolveu inverter os seus pontas de lado. Fernando Sobral foi atuar na esquerda, enquanto Lima foi para direita, com Vina centralizado. A alteração parece ter criado mais dificuldade para o sistema defensivo do Santos, que passou a ser ameaçado.

O empate veio aos 36min. Em boa trama pela esquerda do ataque, Sobral acionou Bruno Pacheco, que levantou na área. Cléber levou a melhor pelo alto e cabeceou, obrigando boa defesa de John. No rebote, Samuel Xavier guardou.

Na etapa final, Cuca mudou a cara do time com a entrada de Vinícius Balieiro na vaga de Sandry. Com isso, Lucas Braga virou ponta esquerda e Balieiro assumiu a lateral direita. Soteldo, por sua vez, passou a ter liberdade para se deslocar no campo e armar as jogadas.

O Ceará se encolheu e passou a buscar os contragolpes. Nesse desenho, os santistas conseguiram assustar com Marinho e Diego Pituca. Os visitantes responderam com Vina.

O Peixe ainda teve um gol anulado. Arthur Gomes chegou a marcar, após cobrança de escanteio de Marinho. O VAR (árbitro de vídeo), contudo, sugeriu uma revisão do lance para o árbitro Rodolpho Toski Marques, que entendeu que o santista tocou com a mão na bola.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.