Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Desmoralizado VARgonhão-2020 é ode ao ótimo 'Doutor Castor'

Para quem, como eu, ama futebol e Carnaval, série é imperdível

São Paulo

Desse mundo louco, de tudo um pouco, eu vou levar pra 2001, avançar no tempo e nas estrelas fazer meu ziriguidum... Alô, povão, agora é fé! Motivado pela dica do colega Luís Marcelo Castro neste Agora, ganhei quatro horas na minha vida com o espetacular "Doutor Castor", série disponível no Globoplay.

Banqueiro do jogo do bicho Castor de Andrade durante apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro no Sambódromo
Banqueiro do jogo do bicho Castor de Andrade durante apuração das escolas de samba do Rio de Janeiro no Sambódromo - Jorge Cecilio - 12.abr.97/Folhapress

Para quem, como eu, ama futebol e Carnaval, é imperdível. Para quem quer entender o Brasil e o brasileiro através da lupa metonímica apontada para o subúrbio do Rio, obrigatório.

Doutor Castor é sobre o Castor de Andrade.

É sobre o Bangu.

É sobre a Mocidade.

É sobre o Carnaval

É sobre futebol.

É sobre o bicho.

É sobre o poder público.

É sobre hipocrisia.

É sobre bandidagem.

É sobre política.

É sobre polícia.

É sobre milícia.

É sobre imprensa.

É sobre conivência.

É sobre subserviência.

É sobre traição.

É sobre família.

É sobre egocentrismo.

É sobre corrupção.

É sobre dinheiro.

É, na prática, uma metonímia do mundo. "Doutor Castor" é sobre como todos convivemos bem ou mal com o legal/ilegal de acordo com o interesse.

À vera, "Doutor Castor", como o mundo, é um grande cada um por si. Quando é favorável, o bandido é carismático, amigo dos amigos. Quando é contra, é caso de polícia!

Fosse vivo, com o histórico de quem comprou árbitros e adversários e de quem também viu seu Bangu ser roubado, o que diria o criminoso Castor de Andrade sobre a absurda expulsão (operada por Raphael Claus com o "auxílio" do lixo do VAR) de Rodinei no VARgonhão? Luiz Carlos Gonçalves, o larápio confesso Cabelada, não faria pior!

Nelson Rodrigues: "Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Pássaro
Uma das mentiras dos dinizistas fanáticos é dizer que a culpa pelo São Paulo ter jogado o título no lixo não é do mentor da saidinha patética, mas da atual diretoria pelo "erro" de ter dispensado o cartola Alexandre Pássaro. Bom, com Pássaro, o Vasco foi rebaixado. A culpa de Casares foi teimar com o fraco Diniz até não ter mais chance!

Gaciba
Se a arbitragem roubou escandalosamente a cena em boa parte das partidas em todas as 37 rodadas do VARgonhão-2020, Leonardo Gaciba, que faz um trabalho horroroso e sem qualquer transparência na comissão de arbitragem, tem culpa! E olha que na Copa do Brasil não foi menos VARgonhoso! Até quando, Gaciba?!

Inscreva-se no canal youtube.com/blogdovitao, ative o sininho para ser avisado das atualizações e acompanhe análises e projeções da Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e bate-papo descontraídos no canal e participe das enquetes nas redes sociais do Vitão!
Inscreva-se no canal youtube.com/blogdovitao, ative o sininho para ser avisado das atualizações e acompanhe análises e projeções da Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e bate-papo descontraídos no canal e participe das enquetes nas redes sociais do Vitão!
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.