Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Espanha despacha Croácia com show de bola para a eternidade

Suíça surpreende e elimina a favorita França

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Te amo, espanhola, te amo, espanhola... Alô, povão, agora é fé! Espanha 5 x 3 Croácia, após um eletrizante e maluco 3 a 3 no tempo normal, foi um daqueles jogos inesquecíveis que ficam para a eternidade independentemente das consequências.

O ditado, surrado, diz que o apaixonante futebol é "uma caixinha de surpresas"... O fato é que, de time mais insuportável do mundo, dono da posse de bola estéril, a Espanha virou em 120 (90 + 30) minutos o time mais divertido do mundo.

Atacante espanhol Alvaro Morata comemora o quarto gol de sua seleção na goleada por 5 a 3 sobre a Croácia
Atacante espanhol Alvaro Morata comemora o quarto gol de sua seleção na goleada por 5 a 3 sobre a Croácia - Stuart Franklin/Pool/AFP

E, mesmo assim, a Espanha só não foi eliminada pela Croácia porque Unai Simón, autor do maior peru da história do Velho Mundo desde o Big Bang até o juízo final, fez um milagre no início da prorrogação quando o momento era 818% croata.

Muito melhor em 105 dos 120 minutos, a Espanha foi dominada do minuto 84 (quando Orsic diminui para 3 a 2), passando pelo minuto 90+1 (3 a 3 anotado por Pasalic), pelo minuto 95 (Unai Simón fez milagre em arremate à queima-roupa de Kramaric aos 5 minutos da prorrogação), até o minuto 99, quando Morata assinou a pintura do 4 a 3 aos 9 minutos do primeiro tempo da prorrogação. O jogo mental voltou a ser espanhol, e a Croácia desabou de vez três minutos depois com o definitivo 5 a 3 anotado por Oyarzabal.

Se a vitória será lembrada para sempre pelos espanhóis e até mesmo pelos croatas, pela reação improvável no final do tempo regulamentar, a verdade é que o triunfo não é garantia de nada na sexta, contra a Suíça. Ao contrário, o adversário dos ibéricos nas quartas saiu do 3 a 1 para arrancar o 3 a 3 no tempo normal, segurou na prorrogação e, nos pênaltis, eliminou a França, que tem o time mais talentoso da Europa e do planeta.

Ao contrário de muitas das oito seleções classificadas da Cepa América, não há nenhuma teta nas quartas da Eurocopa! O futebol é o túmulo da análise!

Luis Buñuel: "O acaso é o grande mestre de todas as coisas. A necessidade só vem depois, não tem a mesma pureza".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Simón
O gol croata que abriu o placar foi um peru antológico de Unai Simón, após recuo de Pedri. Mas, no fim, só deu Espanha por 5 a 3 (após 3 a 3 no tempo normal) porque, no início da prorrogação, momento de massacre croata sobre a atordoada Espanha, o goleiro do Athletic Bilbao fez milagre em arremate cara a cara de Kramaric. Viva o futebol!

Mais Eurocopa
Normalmente freguesa da Alemanha, a Inglaterra vai repetir a polêmica decisão do Mundial de 1966, despachar os rivais e avançar às quartas de final. No outro jogo do dia, tanto Suécia quanto Ucrânia sabem que já foram longe e, no lucro, podem se soltar. Palpites: Inglaterra 2 x 1 Alemanha e Suécia 2 x 1 Ucrânia.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.