Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Espera por benefício chega a nove meses

Segurada deu entrada no pedido de aposentadoria em setembro; resposta não saiu

São Paulo

 A segurada Cleide Lourdes Santiago, 50 anos, afirma ter dado entrada no pedido de aposentadoria por tempo de contribuição no dia 2 de setembro de 2018.

“Agendei o atendimento presencial para o dia 9 de outubro e compareci à agência da Previdência Social de Guaiaúna, na Penha (zona leste), com toda a documentação correta”, afirma a leitora ao Agora.  

“Já foi feita uma atualização cadastral e todas as empresas em que trabalhei estão constando no meu Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).”

Cleide afirma que tem 30 anos de contribuição, tempo mínimo necessário para que as mulheres possam pedir esse tipo de aposentadoria ao INSS. Para os homens, são exigidos 35 anos.

A analista financeira Cleide Lourdes Santiago pediu a aposentadoria em setembro e ainda não teve resposta do INSS
A analista financeira Cleide Lourdes Santiago pediu a aposentadoria em setembro e ainda não teve resposta do INSS - Rubens Cavallari/Folhapress


No entanto, mesmo depois de apresentar os documentos, a leitora ainda está aguardando uma resposta. Ao consultar o site Meu INSS, a informação que aparece é de que o benefício está “em análise”. “A informação é sempre a mesma”, queixa-se a leitora.

A segurada complementa dizendo que precisa da renda porque faz tratamento médico com frequência.  “Mais de oito meses se passaram, e nada. Minha saúde não é 100%, faço controle de plaquetas de três em três meses”, queixa-se Cleide à reportagem.

Aposentadoria é concedida

Em nota, o INSS informou que a aposentadoria por tempo de contribuição da leitora foi concedida no no último dia 30 de maio, com pagamento retroativo a 2 de setembro de 2018.

Caso a segurada tenha cadastro no site Meu INSS, poderá ter acesso aos dados do benefício. Caso contrário, ela poderá se cadastrar no site ou aguardar uma correspondência com as informações, que será enviada pelo instituto para a sua residência.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.