Descrição de chapéu INSS

Segurada espera por resposta há 7 meses

O requerimento de aposentadoria por tempo de contribuição foi apresentado ao INSS em São Paulo em outubro do ano passado

São Paulo

A segurada Maria Luiza Aniche Salazar, 58 anos, fez o pedido de aposentadoria ao INSS no mês de outubro do ano passado, logo que completou os 30 anos mínimos para o benefício por tempo de contribuição.

No dia 13 de novembro, ela foi até a APS (Agência da Previdência Social) da Penha, na zona leste de São Paulo, onde entregou toda a papelada relacionada aos seus períodos de contribuição à Previdência.

Maria Luiza Salazar pediu o benefício em outubro de 2018 e recebeu um protocolo de que estaria aposentada em dezembro; a empresa em que trabalha contratou substituta, mas ela continua lá
Maria Luiza Salazar pediu o benefício em outubro de 2018 e recebeu um protocolo de que estaria aposentada em dezembro; a empresa em que trabalha contratou substituta, mas ela continua lá - Ronny Santos/Folhapress

"Entreguei meus documentos e recebi um protocolo dizendo que, até 28 de dezembro, já estaria aposentada", diz. Como era fim de ano, ela considerou que a espera seria um pouco mais longa, mas quando chegou o mês de janeiro, começou a ficar preocupada.

"Eu liguei no 135 e fui informada de que, devido à grande demanda, as aposentadorias estavam atrasando um pouco."

Outra preocupação da segurada é com a falta de informação disponível no instituto. "Não sei se falta alguma coisa. Só me dizem que está tudo certo com os documentos e mais nada. Até na ouvidoria já reclamei", afirma Maria Luiza.

Além da espera muito maior do que imaginava, Maria Luiza relata estar em uma situação desagradável. "Estou em estabilidade, então a empresa não pode me demitir. Só que eu informei que me aposentaria até dezembro, por isso eles contrataram outra pessoa para a minha função, mas eu continuo lá", explica.

 Aposentadoria é concedida

 O INSS em São Paulo informa que a aposentadoria por tempo de contribuição de Maria Luiza Salazar foi concedida no dia 23 de maio, com pagamento retrativo ao dia 29 de outubro de 2018.

O instituto diz ainda que a segurada poderá consultar os dados do benefício no site gov.br/meuinss. Se ela ainda não tiver uma senha, terá de fazer o cadastro e criar uma. Ela também poderá esperar a correspondência que o INSS enviará com as informações.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.