Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Ajudante-geral quer sua aposentadoria

Segurado conta que fez a solicitação em agosto de 2019

São Paulo

O ajudante-geral Antônio Ferreira da Silva, 65 anos, deu entrada na aposentadoria no dia 22 de agosto, mas ainda não recebeu uma resposta do INSS.

"Minha filha consultou pela internet, e o site deu até o valor que vou receber, mas não recebi a ordem de pagamento", relata.

Antônio Ferreira da Silva tem 65 anos de idade e contribuiu por 33 anos ao INSS, como trabalhador com carteira assinada e como autônomo - Rivaldo Gomes/Folhapress
"Quando ligo para o INSS, só me respondem que minha solicitação está em análise. Até quando terei que esperar? Já pedi há três meses", queixa-se o leitor.

Silva afirma que tem 33 anos de contribuição, oito deles pagos por conta, pelo teto previdenciário. 

"Trabalhei até 2010, sempre com registro em carteira. Quando saí, pedi ajuda a um advogado, que me orientou a continuar recolhendo pelo teto, porque eu recebia um salário bom. Recolhi R$ 477 por mês, até dois anos atrás", diz o segurado.

Por ter menos de 35 anos de contribuição, mas ter mais de 65 anos de idade, o leitor pode se aposentar por idade pelas regras antigas do INSS, já que completou as condições antes de a reforma entrar em vigor.

Pela legislação antiga, a aposentadoria por idade é concedida para segurados com 65 anos ou mais e para seguradas com 60 anos ou mais e, ambos, com o mínimo de 180 contribuições.

"Tenho 412 contribuições. Atualmente, estou fazendo bico de ambulante para pagar as despesas de casa e ajudar minha esposa e minha filha", conta Silva.

INSS concede o benefício

O INSS afirma, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que a aposentadoria por idade do segurado foi concedida no dia 21 de novembro, com pagamento retroativo a 21 de agosto de 2019. 

O instituto diz que enviou mensagem para o endereço eletrônico do segurado com as informações sobre o benefício. O leitor pode obter detalhes do seu processo pela internet no Portal Meu INSS (gov.br/meuinss).

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.