O operador de luz José Carlos da Silva, 65 anos, diz que espera resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre seu pedido de aposentadoria por idade.
“Dei entrada em dezembro de 2019, com todos os requisitos completos, mas ainda não tive retorno.”
De acordo com o INSS, homens com, no mínimo, 65 anos e mulheres com, no mínimo, 60 anos e seis meses em 2020 precisam comprovar contribuição por 15 anos para terem direito à aposentadoria por idade.
Apenas para mulheres, a idade mínima sobe seis meses por ano até alcançar 62 anos em 2024.
“Tenho 23 anos e nove meses de contribuições, segundo o próprio INSS atestou, ou seja, já tenho as exigências para a aposentadoria por idade.”
José Carlos diz que o último ano em que trabalhou formalmente foi em 2018 e que, hoje, sua única renda é uma ajuda de custo recebida como diretor do Sindicato dos Artistas e Técnicos.
O operador explica que, além das despesas próprias, é financeiramente responsável pelos dois filhos.
“Fica inviável me manter apenas com a ajuda de custo, mas vamos tentando. Às vezes consigo trabalhos como freelancer e tem o salário da minha esposa, mesmo sendo pouco. A aposentadoria viria em boa hora, afinal, estou com 65 anos e gostaria de deixar meus filhos com a garantia da universidade paga.”
Leitor deve cumprir exigências
Em nota, o INSS diz que o pedido de aposentadoria por idade do leitor foi analisado pelo órgão, que concluiu haver a necessidade de cumprimento de algumas exigências por parte do segurado.
“Em consulta aos nossos sistemas, verificamos que o senhor José Carlos da Silva já tomou conhecimento dessas exigências no site Meu INSS, no endereço meu.inss.gov.br".
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.