Aposentados do INSS que recebem o benefício por meio de cartão magnético poderão solicitar a transferência do valor para uma conta-corrente, evitando a necessidade de ir ao banco durante a pandemia do novo coronovírus.
A autorização para a transferência, publicada por meio de Portaria nesta quarta (29) no "Diário Oficial da União", estará disponível nos próximos dias pelo Meu INSS, site e aplicativo, segundo o INSS.
De acordo com o instituto, cerca de 12,4 milhões de beneficiários recebem do INSS por meio de cartão magnético. Deste total, 6,3 milhões são aposentados.
O procedimento para receber em uma conta-corrente será feito por meio do Meu INSS, com uso de login e senha de acesso. Depois, bastará clicar em "Agendamento/Solicitações".
Segundo a Portaria, para que seja feita a transferência de modalidade de pagamento, ocorrerá o bloqueio do benefício que porventura não tenha sido sacado. O INSS afirma que este crédito será reemitido para a conta-corrente indicada pelo segurado.
A conta-corrente tem de estar em nome do titular do benefício e ser de um dos bancos autorizados pelo INSS. O requerimento de transferência poderá ser feito enquanto durar a pandemia e o segurado que mudar de ideia poderá fazer um novo requerimento para voltar a receber pelo cartão magnético.
AGÊNCIAS FECHADAS | COMO SER ATENDIDO PELA INTERNET
- O portal Meu INSS está disponível no site meu.inss.gov.br ou por aplicativo para Android e IOS
- O acesso é feito por meio do Login Único do Governo Federal
- Caso já tenha uma senha, clique em “Entrar”
Se não tem senha
- Escolha a opção para cadastrar uma senha
- Digite seu CPF, nome completo, telefone e e-mail no formulário
- Clique em “Eu não sou um robô” e aceite os termos de uso
- Responda as perguntas corretamente
Com esse Login Único o usuário terá acesso não só ao Meu INSS como a todos os serviços públicos digitais do Governo Federal
Serviços disponíveis no Meu INSS
O INSS tem praticamente todos os serviços disponíveis no Meu INSS. Veja alguns deles:
- Pedido e acompanhamento do pedido de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao Cnis (extrato previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato para Imposto de Renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão de benefício – artigo 29
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de revisão do benefício
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de pagamento de benefício não recebido
- Bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo
- Acesso à certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso, emissão e/ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
- Transferências para pagamento em conta-corrente (EM BREVE)
Se puder, não vá ao banco
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) pede que as pessoas evitem ir às agências. Veja abaixo algumas opções para fazer transações ou sacar dinheiro sem ficar na fila do banco:
1) Aplicativos e internet banking
- Funciona como uma agência virtual e permite realizar quase todos os serviços bancários
- O cadastramento da senha, porém, pode exigir o comparecimento à agência bancária
2) Caixas Eletrônicos (ATM)
- Existem 170 mil terminais espalhados em todo o país para atender os clientes dos principais bancos
- Os terminais permitem a realização de saques em dinheiro serviço pode ser acessado por meio do cartão magnético e senha
- Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, segundo a Febraban
3) Banco24Horas
- O serviço conveniado com os maiores bancos do país dispõe de 23 mil caixas eletrônicos em mais de 700 cidades
- O usuário pode realizar até quatro saques mensais sem custo
- A localização do caixa mais próximo pode ser consultada no site: banco24horas.com.br
4) Pague no débito
- Clientes da rede bancária que possuem a função de pagamento por débito em conta devem preferir essa modalidade durante a pandemia
- O pagamento com cartão de débito não tem custo adicional e é aceito na maioria dos estabelecimentos comerciais e de serviços
! Atenção
As opções de serviços bancários exigem senha, que deve ser memorizada e jamais informada a desconhecidos
OBSERVE O CALENDÁRIO
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.