Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Falta remédio para asma, diz paciente

Motorista relata que, há dois meses, tenta retirar o medicamento nos postos de saúde; resposta é que não há previsão de liberação

São Paulo

O motorista Ramon dos Reis Silva, 43 anos, da Fazenda do Carmo (zona leste), conta que, há dois meses, não consegue retirar os medicamentos Alenia (fumarato de formoterol di-hidratado) 6/200 mcg ou 12/400 mcg.

O leitor Ramon dos Reis Silva reclama da falta de medicamentos para asma - Arquivo pessoal

O leitor tem asma crônica e precisa utilizar a medicação diariamente. “Procurei em vários postos de saúde, mas apenas informam que está em falta e que não há previsão para chegar. É algo que causa muita ansiedade neste período em que vivemos, pois não é um medicamento em conta e não posso ficar um só dia sem, uma vez que tenho muita falta de ar.”

O motorista afirma que o remédio em farmácias particulares custa até R$ 150. “A caixa vem com 60 cápsulas e necessito de duas por dia. No momento, estou utilizando uma por dia, mas não é o correto para a realização do tratamento.”

Silva relata que foi até em três AMAs (Assistências Médica Ambulatorial): Dr. Maurice Pate, Fazenda do Carmo e Marina Crespi, todas localizadas na zona leste.

“Minha esposa e o meu sogro percorreram outras unidades também, mas não obtiveram sucesso. É uma situação lamentável, pois estamos em plena pandemia da Covid-19, sou do grupo de risco e tenho medo de ter crise e precisar procurar o hospital em caso de crise de asma”, queixa-se.

“Com certeza não apenas eu estou precisando desses medicamentos. Peço a intervenção do Defesa do Cidadão. Não sabemos mais a quem recorrer”, afirma o leitor à reportagem do Agora.

Saúde diz que há medicamento

A Secretaria Municipal da Saúde informa que dispõe do medicamento formoterol + budesonida na rede. A pasta diz ainda que, em relação ao leitor citado pela reportagem, a Coordenadoria Regional de Saúde Leste necessita dos dados do paciente para atender a solicitação.

A Secretaria afirma que, para fornecer esse medicamento, é necessária a prescrição médica de um profissional da rede municipal de saúde, conforme protocolo.

“Está em falta sim”, disse o leitor em novo contato.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.