Com as regras de distanciamento social em vigor desde o início da pandemia de coronavírus, muitos cidadãos têm tido dificuldades para acessar serviços normalmente realizados de forma presencial.
Por causa disso, prefeituras da região metropolitana de São Paulo e do interior do estado têm oferecido ajuda para os moradores darem entrada em benefícios como o auxílio emergencial e o seguro-desemprego.
De forma geral, a orientação é que o trabalhador procure os serviços presenciais em último caso, quando a necessidade for inadiável.
Na capital, nove unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) dão orientação sobre o seguro-desemprego e o auxílio emergencial.
Ao ligar para o 156, o atendente faz uma triagem para checar se a dúvida ou o problema pode ser sanado a distância, pela internet.
A vizinha São Bernardo, no ABC, criou um canal de WhatsApp para que os moradores tirem dúvidas sobre o auxílio emergencial. Basta salvar o contato na agenda do telefone e mandar uma mensagem pelo aplicativo.
Em Campinas (94 km de SP), a prefeitura criou diversos canais para atender às dúvidas da população.
Por meio do site, é possível escolher o serviço desejado de acordo com o bairro, ligar para pedir informações ou marcar atendimento.
O município também tem WhatsApp, chat virtual e telefone para orientar usuários sobre os benefícios vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico), entre eles, o auxílio emergencial.
Orientação gratuita | Veja locais
-
Em tempos de pandemia, prefeituras da região metropolitana de SP e do interior estão auxiliando cidadãos a pedir benefícios do governo
-
Os principais são o seguro-desemprego e o auxílio emergencial de R$ 600, destinado a grupos como informais e mães de família sem renda
SÃO PAULO
Unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) prestam ajuda no seguro-desemprego e auxílio emergencial dos moradores que não conseguiram fazer o cadastro
Como fazer
-
Ligue para o 156
-
Agende atendimento presencial em uma das nove unidades, que serão abertas exclusivamente para esses serviços
-
Atendentes vão verificar se o cidadão tem condição de realizar o serviço pela internet, nos portais do governo federal
-
Caso não seja possível, vão perguntar se o CPF está ativo
-
Se a pessoa não possuir CPF ou estiver com alguma restrição, será indicada a resolução desse problema para prosseguimento do atendimento
-
A partir de então, os atendentes farão o agendamento do serviço presencial na unidade do Cate mais próxima da casa do cidadão
-
O agendamento será realizado com data e hora marcada
SÃO BERNARDO
-
A prefeitura criou um canal de WhatsApp para que moradores possam tirar suas dúvidas sobre o pagamento do auxílio emergencial
-
Microempreendedores individuais e demais cidadãos podem esclarecer questionamentos sobre o processo para obter o benefício de R$ 600
-
Interessados devem mandar sua dúvida pelo aplicativo de mensagem para um dos números: (11) 2630-4685/ 2630-4612/ 2630-4687/ 2630-4686/ 2630-4614/ 2630-4613/ 2630-4611
-
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h
CAMPINAS
Atendimento presencial
-
A prefeitura está prestando atendimento presencial emergencial por meio dos DAS (Distritos de Assistência Social) e Cras (Centros de Referência de Assistência Social)
-
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h
-
Acesse o site http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/locais_atendimento.php
-
Selecione o tipo de busca > bairros
-
Escolha o bairro e selecione o serviço desejado (DAS ou Cras)
-
Ligue para tirar dúvidas ou marcar atendimento
Atendimento a distância
-
Via chat, email, WhatsApp e telefone para orientar usuários sobre os benefícios vinculados ao Cadastro Único, entre eles, o auxílio emergencial
-
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
-
Central de Atendimento Telefônico: (19) 3734-2010
-
Números de WhatsApp por região:
Região leste: (19) 99476-4677
Região norte: (19) 99392-4913
Região sul: (19) 99443-8253
Região sudoeste: (19) 99431-1419
Região noroeste: (19) 99548-1412
-
Facebook: Cadastro Único Campinas: https://www.facebook.com/pages/category/Public---Government-Service/Cadastro-%C3%9Anico-Campinas-359448611324846/
-
Emails: bolsafamilia@campinas.sp.gov.br ou cadastro.agenda@campinas.sp.gov.br
-
Chat: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/
GUARULHOS
Central do CadÚnico/Bolsa Família
Ajuda em serviços e programas como:
-
Bolsa Família
-
Minha Casa, Minha Vida
-
Tarifa social de energia elétrica
-
Benefício de prestação continuada (Loas)
-
Carteira do idoso
Site: https://www.guarulhos.sp.gov.br/cadastro-unico-bolsa-familia-e-transferencia-de-renda
Telefone: (11) 2408-7020
Ciet (Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda)
-
Solicitação do seguro-desemprego
-
As unidades do Ciet estão atendendo apenas com agendamento prévio
-
Cidadãos podem entrar em contato também para dúvidas e orientações
Ciet Centro
Email: agendecentro.segurodesemprego@gmail.com
Telefone: (11) 2475-9717
Ciet Vila Augusta
Email: agendeaugusta.segurodesemprego@gmail.com
Telefone: (11) 2425-1958
DIADEMA
-
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município oferece ajuda para os cadastrados da Economia Solidária
-
Email: antonio.pires@diadema.sp.gov.br
Telefone: (11) 4055-5162
OSASCO
-
As unidades do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade reabriram no dia 22 de abril, em horário diferenciado, das 9h30 às 15h30
-
Atendimentos presenciais são limitados a situações inadiáveis, por meio de agendamento prévio
Serviços por telefone
-
Acompanhamento das famílias do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias)
-
Orientação sobre o auxílio emergencial
Contato
Números de telefone e endereços estão no site: http://www.osasco.sp.gov.br/assistencia-social-orgaos-relacionados
Fontes: prefeituras
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.