Veja onde conseguir ajuda para sacar o auxílio emergencial de R$ 600

Prefeituras têm canais de atendimento a distância para tirar dúvidas sobre diversos serviços

São Paulo

Com as regras de distanciamento social em vigor desde o início da pandemia de coronavírus, muitos cidadãos têm tido dificuldades para acessar serviços normalmente realizados de forma presencial.

Por causa disso, prefeituras da região metropolitana de São Paulo e do interior do estado têm oferecido ajuda para os moradores darem entrada em benefícios como o auxílio emergencial e o seguro-desemprego.

De forma geral, a orientação é que o trabalhador procure os serviços presenciais em último caso, quando a necessidade for inadiável.

Na capital, nove unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) dão orientação sobre o seguro-desemprego e o auxílio emergencial.

Ao ligar para o 156, o atendente faz uma triagem para checar se a dúvida ou o problema pode ser sanado a distância, pela internet.

A vizinha São Bernardo, no ABC, criou um canal de WhatsApp para que os moradores tirem dúvidas sobre o auxílio emergencial. Basta salvar o contato na agenda do telefone e mandar uma mensagem pelo aplicativo.

Em Campinas (94 km de SP), a prefeitura criou diversos canais para atender às dúvidas da população.

Por meio do site, é possível escolher o serviço desejado de acordo com o bairro, ligar para pedir informações ou marcar atendimento.

O município também tem WhatsApp, chat virtual e telefone para orientar usuários sobre os benefícios vinculados ao Cadastro Único (CadÚnico), entre eles, o auxílio emergencial.

Orientação gratuita | Veja locais

  • Em tempos de pandemia, prefeituras da região metropolitana de SP e do interior estão auxiliando cidadãos a pedir benefícios do governo

  • Os principais são o seguro-desemprego e o auxílio emergencial de R$ 600, destinado a grupos como informais e mães de família sem renda

SÃO PAULO

Unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) prestam ajuda no seguro-desemprego e auxílio emergencial dos moradores que não conseguiram fazer o cadastro

Como fazer

  • Ligue para o 156

  • Agende atendimento presencial em uma das nove unidades, que serão abertas exclusivamente para esses serviços

  • Atendentes vão verificar se o cidadão tem condição de realizar o serviço pela internet, nos portais do governo federal

  • Caso não seja possível, vão perguntar se o CPF está ativo

  • Se a pessoa não possuir CPF ou estiver com alguma restrição, será indicada a resolução desse problema para prosseguimento do atendimento

  • A partir de então, os atendentes farão o agendamento do serviço presencial na unidade do Cate mais próxima da casa do cidadão

  • O agendamento será realizado com data e hora marcada

SÃO BERNARDO

  • A prefeitura criou um canal de WhatsApp para que moradores possam tirar suas dúvidas sobre o pagamento do auxílio emergencial

  • Microempreendedores individuais e demais cidadãos podem esclarecer questionamentos sobre o processo para obter o benefício de R$ 600

  • Interessados devem mandar sua dúvida pelo aplicativo de mensagem para um dos números: (11) 2630-4685/ 2630-4612/ 2630-4687/ 2630-4686/ 2630-4614/ 2630-4613/ 2630-4611

  • Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h

CAMPINAS

Atendimento presencial

  • A prefeitura está prestando atendimento presencial emergencial por meio dos DAS (Distritos de Assistência Social) e Cras (Centros de Referência de Assistência Social)

  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h

  • Acesse o site http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/locais_atendimento.php

  • Selecione o tipo de busca > bairros

  • Escolha o bairro e selecione o serviço desejado (DAS ou Cras)

  • Ligue para tirar dúvidas ou marcar atendimento

Atendimento a distância

  • Via chat, email, WhatsApp e telefone para orientar usuários sobre os benefícios vinculados ao Cadastro Único, entre eles, o auxílio emergencial

  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

  • Central de Atendimento Telefônico: (19) 3734-2010

  • Números de WhatsApp por região:

Região leste: (19) 99476-4677

Região norte: (19) 99392-4913

Região sul: (19) 99443-8253

Região sudoeste: (19) 99431-1419

Região noroeste: (19) 99548-1412

  • Facebook: Cadastro Único Campinas: https://www.facebook.com/pages/category/Public---Government-Service/Cadastro-%C3%9Anico-Campinas-359448611324846/

  • Emails: bolsafamilia@campinas.sp.gov.br ou cadastro.agenda@campinas.sp.gov.br

  • Chat: http://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/

GUARULHOS

Central do CadÚnico/Bolsa Família

Ajuda em serviços e programas como:

  • Bolsa Família

  • Minha Casa, Minha Vida

  • Tarifa social de energia elétrica

  • Benefício de prestação continuada (Loas)

  • Carteira do idoso

Site: https://www.guarulhos.sp.gov.br/cadastro-unico-bolsa-familia-e-transferencia-de-renda

Telefone: (11) 2408-7020

Ciet (Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda)

  • Solicitação do seguro-desemprego

  • As unidades do Ciet estão atendendo apenas com agendamento prévio

  • Cidadãos podem entrar em contato também para dúvidas e orientações

Ciet Centro

Email: agendecentro.segurodesemprego@gmail.com

Telefone: (11) 2475-9717

Ciet Vila Augusta

Email: agendeaugusta.segurodesemprego@gmail.com

Telefone: (11) 2425-1958

DIADEMA

  • A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município oferece ajuda para os cadastrados da Economia Solidária

  • Email: antonio.pires@diadema.sp.gov.br

Telefone: (11) 4055-5162

OSASCO

  • As unidades do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da cidade reabriram no dia 22 de abril, em horário diferenciado, das 9h30 às 15h30

  • Atendimentos presenciais são limitados a situações inadiáveis, por meio de agendamento prévio

Serviços por telefone

  • Acompanhamento das famílias do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral as Famílias)

  • Orientação sobre o auxílio emergencial

Contato

Números de telefone e endereços estão no site: http://www.osasco.sp.gov.br/assistencia-social-orgaos-relacionados

Fontes: prefeituras

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