Descrição de chapéu INSS

Aposentado tenta receber pagamento de atrasados do INSS

Leitor apenas teve a concessão do benefício mais de três anos após requerimento

São Paulo

O aposentado José Roberto Ferreira, 56 anos, aguarda há mais de um ano o pagamento de atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele diz que, além de ter esperado mais de três anos e meio pela concessão do benefício, agora não consegue receber a diferença retroativa dos meses devidos.

“A solicitação da aposentadoria foi feita em novembro de 2015 e só tive a concessão em julho de 2019. Já efetuei mais de quatro solicitações de pagamento não recebido, mas só aparece que está em auditagem.”

José Roberto Ferreira, 56 anos, já fez quatro solicitações de pagamento não recebido, mas pedidos estão em análise - Arquivo pessoal

O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br). O segurado deve fazer login e clicar em “Agendamento/Solicitações” e, depois, em “Novo requerimento”. No campo de pesquisa, digite a frase “não recebido” e selecione a opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”.

“Já fiz vários contatos e é sempre a mesma resposta, que está em análise. Já foi difícil a concessão e agora mais essa. Estou preocupado, precisando que os atrasados sejam pagos.”

Tem direito de receber os atrasados o segurado que pede a concessão de um benefício ou que consegue uma revisão. O valor é a diferença retroativa que não foi paga e, no caso da concessão, é devida pelo período de espera do benefício.

A grana retroativa começa a contar a partir da DER (Data de Entrada do Requerimento), que é o dia em que o cidadão agenda o benefício. No caso das revisões, os atrasados são as diferenças não pagas em até cinco anos antes do pedido.

INSS está analisando pedido

Em nota por meio de sua assessoria de imprensa, o INSS esclarece que o valor devido ao segurado foi enviado ao setor técnico do órgão para auditagem e posterior liberação.

“O senhor José Roberto Ferreira pode acompanhar seu processo e verificar quando o valor estará disponível para recebimento pelos canais remotos do INSS."

O acesso pode ser feito pelo site https://meu.inss.gov.br/, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. A central telefônica funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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