Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

BMG bloqueia cartão e não explica motivo, diz cliente

Cartão consignado ficou suspenso por dois meses, mas desconto continuou

São Paulo

O aposentado Fernando Luiz Lima de Castro, 48 anos, de Bragança Paulista (85 km de SP), afirma que ficou dois meses com o cartão do BMG bloqueado, sem qualquer explicação do banco.

O leitor relata que recebeu uma mensagem no final de julho avisando que o cartão seria bloqueado. “Achei muito estranho. As minhas faturas venciam no dia 10 e eu pagava sempre até o dia 5, no máximo”, conta Castro ao Agora.

Gabriel Cabral/Folhapress

Em agosto, seu cartão foi realmente bloqueado. Ele descobriu quando fez uma compra para que fosse paga na entrega, mas o cartão não passou. “Tive que pagar num outro cartão que eu não queria usar”, conta.

O aposentado ligou para o banco, mas teve dificuldades para ser atendido. “Eu levava sempre quase meia hora para ser atendido. Quando atendiam eram educados, mas a explicação era sempre a mesma, de que o banco não podia explicar o motivo do bloqueio por restrição interna”, reclama.

“Estranho isso. Tenho o direito de saber o motivo, e eles não informaram.”

O leitor conta que chegou a ir a uma agência do BMG. Segundo Castro, um funcionário sugeriu que o bloqueio tinha a ver com o fato de sua aposentadoria ser por invalidez. “Entrei em contato com o INSS, que disse que isso não procedia. Vou acreditar no INSS, né?”

O produto do BMG contratado por Castro, segundo o leitor, é um cartão de crédito consignado que desconta um valor mensal de sua aposentadoria.

O leitor afirma que, enquanto o cartão permaneceu bloqueado em agosto e setembro, o desconto em folha continuou.

Financeira reativa crédito

O Banco BMG afirma, por meio de sua assessoria de imprensa, que prestou esclarecimentos com relação ao bloqueio do cartão do cliente e efetuou o desbloqueio.

Ao Agora Castro confirmou que o cartão foi desbloqueado. “Agradeço ao jornal. Em dois dias o cartão foi reativado”, afirma. Castro diz, porém, que restou a dúvida sobre o motivo do bloqueio. “Acho muito esquisito, infelizmente ficou esse ponto de interrogação. Meu medo é bloquearem de novo”, disse ao Defesa do Cidadão.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.