Nem a insegurança econômica provocada pela crise do coronavírus tem espantado o consumidor de aproveitar a Black Friday.
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a estimativa para a data é de crescimento de 77% nas vendas online em relação ao ano passado. Em termos absolutos, o faturamento esperado para este ano, no ecommerce, é de R$ 6,9 bilhões.
Mesmo com todo esse ânimo, quem planeja fazer compras precisa ter cuidado para não cair em golpes e falsas promoções. Se, mesmo assim, houver algum problema, a orientação é formalizar a queixa.
O Procon-SP, por exemplo, está disponibilizando um espaço específico dentro do site www.procon.sp.gov.br para reclamações da Black Friday. De acordo com o órgão, a queixa registrada será enviada imediatamente ao fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução.
O Reclame Aqui também está com uma funcionalidade similar. Ao entrar no site www.reclameaqui.com.br o consumidor deve fazer seu login, com email ou CPF.
Na opção “Área do consumidor”, é preciso clicar em “Nova reclamação” e preencher dados como o nome da empresa e o tipo de queixa.
No final do procedimento, aparecerá a pergunta sobre se a reclamação é relacionada à Black Friday. Caso seja, basta clicar em “Sim”.
O Reclame Aqui explica que, apesar de não exigir um tempo máximo para as empresas fornecerem resposta, nesta época elas costumam fazer mutirões de atendimento, o que facilita a resolução dos problemas.
Reclamação na Black Friday | Como fazer
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Consumidores que tenham problemas com compras durante a Black Friday devem registrar reclamações
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Apesar da data ser, oficialmente, na sexta-feira (27), muitas lojas e marcas já estão anunciando descontos e ofertas
No Procon-SP
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Há em seu site um espaço específico para reclamações da Black Friday
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O portal está funcionando desde quarta-feira (25)
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A reclamação registrada no botão ‘Black Friday’ será enviada imediatamente ao fornecedor
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Este, por sua vez, terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor, diz o Procon-SP
Como registrar queixa
1- Acesse: https://www.procon.sp.gov.br/
2- Vá em "Clique aqui", na página inicial
3- O consumidor será direcionado à página de acesso ao sistema do Procon
4- Se já tiver login, basta digitar email ou CPF e senha
5- Se não tiver login, será preciso clicar em "Cadastre-se" e, em seguida, informar nome, email e definir uma senha
6- O consumidor será, então, direcionado à parte de "Meus atendimentos"; será preciso clicar no botão "Black Friday"
7- O canal é destinado especificamente a problemas relacionados ao período de promoções
8- Antes de dar início ao registro da reclamação, é necessário digitalizar os documentos, como oferta, pedido, nota fiscal etc.
Exemplos de problemas que podem ser denunciados
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Site da marca/loja/fornecedor intermitente ou congestionado
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Maquiagem de desconto
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Mudança de preço ao finalizar a compra
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Pagamento com boleto bancário indisponível
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Desconto ao mudar a compra
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Pedido cancelado após a finalização da compra
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Casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito
Denúncia
Em casos em que o consumidor não fez nenhuma compra, mas viu irregularidades em uma empresa, é possível acionar as redes sociais do Procon-SP
>> @proconsp (Facebook e Instagram)
>> @proconspoficial (Twitter)
>> https://www.procon.sp.gov.br (site)
É importante que o consumidor indique o endereço da loja e apresente os prints das telas demonstrando o que ocorreu de errado
Dicas
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Verificar qual preço está sendo praticado no mercado nos próximos dias
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Pesquisar em mais de um estabelecimento
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Fazer prints das telas com os preços oferecidos pelas lojas
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Usar aplicativos e sites de comparação de preços
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Observar o prazo de entrega
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Informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa
Fonte: Procon-SP
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