O Governo do Estado de São Paulo pagará o 13º salário a 1,021 milhão de servidores da ativa e aposentados e pensionistas, incluindo os militares, até o dia 20 de dezembro, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda. Do total de servidores beneficiados, 485.947 são aposentados ou pensionistas.
Diferentemente do que ocorre todos os anos, boa parte dos servidores receberá a gratificação natalina integralmente. O motivo é que o adiantamento de 50%, pago aos funcionários públicos no mês de aniversário, deixou de ser liberado com a pandemia de coronavírus.
Apenas os servidores que fizeram aniversário até o mês de abril tiveram o depósito de metade do valor do 13º antecipadamente. Nestes casos, a grana restante também será paga até o dia 20 de dezembro.
O 13º é uma gratificação paga anualmente aos trabalhadores. Os valores podem ser divididos em duas parcelas. Neste caso, a primeira delas é paga até o dia 30 de novembro.
Já a segunda parcela é paga até o dia 20 de dezembro. Essa última cota vem com os descontos, como do IR (Imposto de Renda), por exemplo, e demais tributos.
Na folha de pagamentos de dezembro, em que será liberado o 13º estadual, o Governo do Estado de SP também pagará o terço de férias a quem ficou sem os valores. Ao todo, devem ser gastos R$ 4,3 bilhões.
Prefeitura da capital paulista
No caso da Prefeitura de São Paulo, o pagamento do 13º salário será feito até o dia 15 de dezembro para todos os servidores ativos e aposentados da administração direta, segundo informações do órgão.
Ao todo, cerca de 215 mil funcionários públicos receberão os valores. Segundo a secretaria de Gestão, no caso de quem optou por receber 50% no mês de junho, em dezembro, terá acesso aos valores restantes, com os descontos legais.
Pandemia alterou pagamentos
A pandemia de coronavírus alterou o pagamento do 13º não só dos servidores estaduais. Os aposentados e pensionistas do INSS também tiveram outra dinâmica. Neste caso, eles receberam a grana antes, em duas parcelas, logo no início da pandemia.
O objetivo do governo federal era tentar diminuir a crise econômica causada pela contaminação por Covid-19. Agora, no entanto, os segurados da Previdência não receberão nenhuma bonificação. Por outro lado, a Prefeitura de SP manteve o adiantamento.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.