Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Idosos estão há um ano na fila do tratamento de visão

Falta de informação atrapalha busca por atendimento custeado pelo setor público

São Paulo

Há um ano a dona de casa Marlene Barranco Gomes, 69 anos, e seu marido, o aposentado Sidnei Gomes, 71 anos, sofrem com com agravamento de problemas na visão e buscam por tratamento na rede pública da saúde, mas, afirmam que, até o momento, não foram atendidos. “Nossa visão têm piorado a cada dia”, diz a leitora.

O casal explica que passou por diversas unidades de saúde, sendo cinco vezes no Hospital Cema, pois foram informados que haveria um convênio entre o governo do estado e o hospital. Inclusive, no dia 4 de fevereiro, diz a leitora, uma funcionária do Hospital Cema disse que o tratamento necessário era realizado no local, mas que não estava mais sendo feito porque a Secretaria de Estado da Saúde havia cortado a verba.

Sidnei Gomes e Marlene Barranco Gomes não conseguem atendimento para tratar visão - Arquivo pessoal

O procedimento seria uma injeção intravítrea (dentro do olho), que, segundo o casal, custaria R$ 4.000 cada aplicação.

Cansados de aguardar pelo apoio do poder público, o casal conta que pagou por uma consulta e exames particulares que confirmaram os diagnósticos.

Marlene tem uma espécie de membrana que incha os olhos. “Apenas tenho visão lateral. Na visão frontal vejo apenas vultos”, diz. “É desesperador a gente perder a visão e não ter o que fazer”, afirma.

“Já ao meu marido, o médico disse que ele está com sangue no fundo dos olhos, o que seria corrigido com a aplicação de uma injeção parecida. Pelo que foi explicado, o tratamento dele sairia mais em conta, mas mesmo assim não temos condições de arcar.”

Hospital avalia incluir casal em projeto

O Hospital Cema informa que a injeção intravítrea não consta na tabela SUS e que a sua aplicação não está incluída no convênio com a Secretaria Estadual de Saúde. O estado afirma que o pagamento de convênios firmados com o Hospital Cema está em dia.

A nota do Hospital Cema comunica ainda que há um projeto via Secretaria Municipal de Saúde para injeções intravítreas e, embora o recurso abranja apenas pacientes já em tratamento, para tentar solucionar o caso, avaliará o casal nesta quinta-feira (18).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.