A Prefeitura de São Paulo começa a pagar, na próxima segunda-feira (1º), um novo lote do auxílio emergencial municipal a 17.604 famílias que não tiveram o benefício quitado em dezembro.
Receberão a grana correspondente a três meses de pagamento (R$ 300, ou R$ 600, em caso de deficientes) os beneficiários remanescentes cujas contas não foram abertas automaticamente por documentação incorreta, CPF ou cadastro incompleto. A prefeitura afirma ter feito uma "busca ativa" para regularizar as situações em aberto.
Do total de famílias que receberão o benefício a partir de março, 5.180 já estão com as contas abertas e 7.186 tiveram os dados atualizados pela prefeitura e estão aptos a terem as contas abertas pela Caixa.
Já outras 5.238 famílias ainda estão com dados incompletos ou com problemas no CPF. A regularização cadastral pode ser feita pela Central 156 ou pelo link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?t=596&a=2045&servico=3915.
Entenda o auxílio da Prefeitura de SP
Têm direito ao auxílio emergencial municipal as famílias beneficiárias do Bolsa Família cadastradas até 30 de setembro de 2020; ambulantes que tenham TPU (Termo de Permissão de Uso) vigente ou que estejam cadastrados no Sistema Tô Legal da prefeitura; e pessoas com deficiência.
Quem se enquadra nesses requisitos não precisa fazer nenhuma solicitação ou cadastro, explica a prefeitura. Quem tem conta na Caixa recebe nessa conta. O mesmo vale para quem recebe o Bolsa Família.
Já quem não é cliente do banco teve aberta uma poupança social digital na Caixa, a pedido da prefeitura.
Voltado a famílias carentes, o benefício de R$ 100 foi aprovado em novembro de 2020 e seria pago, inicialmente, em três parcelas. O valor acumulado acabou sendo quitado em uma só cota, no mês de dezembro.
No caso das famílias que não receberam o benefício devido a alguma inconsistência cadastral, foi feita a busca ativa pela prefeitura, que resultou neste novo lote de 17 mil famílias.
Na última quarta-feira (24), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o projeto para prorrogar por mais três meses a ajuda no valor de R$ 100, sem ampliação do programa a outros grupos que não os já contemplados.
Apenas no ano passado, cerca de 1,2 milhão de pessoas receberam o benefício. Do total de 480 mil cadastradas no Bolsa Família, 462.585 famílias receberam o benefício até o momento, diz a prefeitura.
No entanto, ao menos 320 mil pessoas em situação de alta vulnerabilidade estão de fora da lista dos beneficiários do auxílio emergencial municipal.
Apesar de se encaixarem nos critérios para receber o valor devido à sua situação econômica, essa população acabou ficando em um vácuo dos benefícios sociais em plena pandemia. Eles poderiam receber o Bolsa Família, mas ainda estão na fila para o benefício.
Auxílio emergencial municipal de SP | Quem tem direito
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Famílias carentes do município de São Paulo
1- Recebem mais três parcelas de R$ 100
>Famílias cadastradas no Bolsa Família até 30 de setembro de 2020
>Trabalhadores ambulantes que tenham TPU (Termo de Permissão de Uso) vigente ou que estejam cadastrados no Sistema Tô Legal da prefeitura
2- Recebem mais três parcelas de R$ 200
>Pessoas com deficiência, de qualquer idade
- Não é válido para quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS
Atenção: tanto para ambulantes quanto para pessoas com deficiência, é preciso atender aos critérios do Bolsa Família
Como receber
Quem se enquadra nas exigências não precisa fazer nenhuma solicitação ou cadastro. O benefício é pago pela Caixa
1- Quem tem conta na Caixa
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O RF (responsável familiar) que tem Conta Fácil, Conta Poupança Fácil ou Poupança receberá o auxílio nessa conta
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Quem já recebe o Bolsa Família em conta pode sacar ou utilizar a renda básica da mesma maneira que acessa o benefício
2- Quem não tem conta na Caixa
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A prefeitura solicitou a abertura de conta poupança social digital (a mesma em que foi pago o auxílio emergencial do governo federal), em nome do RF, para todos aqueles que não possuem conta
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Nesse caso, é possível receber o benefício pelo aplicativo Caixa Tem ou, no caso de quem não possui celular com internet, é possível sacar o benefício diretamente em uma agência da Caixa, com documento com foto
Primeira etapa de pagamentos
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A lei que instituiu o pagamento do auxílio emergencial paulistano foi aprovada em 12 de novembro de 2020
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Seriam pagas três parcelas de R$ 100 (ou R$ 200, no caso de deficientes), mas a prefeitura decidiu quitar o valor das três cotas em dezembro
Quem não recebeu
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Há paulistanos que queixam-se de ter direito e não ter recebido o benefício
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O problema ocorre porque as contas não foram abertas automaticamente devido a documentação ou CPF irregulares ou alguma informação incompleta no cadastro
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A prefeitura e a Caixa estão tomando providências para que essas contas sejam abertas; cerca de 17 mil famílias nesta situação receberão a grana
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No entanto, ainda há famílias que precisam atualizar seus dados junto à prefeitura
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Para dúvidas e reclamações, é possível ligar no 156 ou regularizar a situação cadastral por meio do link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/solicitacao?t=596&a=2045&servico=3915
Segunda etapa de pagamentos
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O pagamento de mais três parcelas de R$ 100 foi aprovado em 24 de fevereiro pela Câmara Municipal
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O calendário de pagamentos ainda deverá ser divulgado
Veja quanto cada um pode receber
*O valor é pago para cada membro da família
Exemplo: Uma família com quatro pessoas
- Recebeu três parcelas de R$ 400 (R$ 100 por pessoa), totalizando R$ 1.200 em dezembro
- Deverá receber mais três parcelas de R$ 400, nos próximos três meses, totalizando mais R$ 1.200
- No total, a família receberá R$ 2.400
Fonte: Prefeitura de São Paulo
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