Metroviários de SP adiam greve para a próxima quarta (19)

Categoria espera negociar uma proposta melhor com o Metrô

São Paulo

Metroviários de São Paulo decidiram adiar para a próxima quarta-feira (19) a greve anunciada para esta quarta (12). A decisão ocorreu em assembleia online após audiência com o Metrô no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região)

Haverá uma nova audiência, marcada para segunda-feira (17). A categoria afirma que irá seguir vestindo colete pela greve. O Metrô confirma uma nova reunião de negociação.

Os profissionais reivindicam o cumprimento do acordo coletivo e o reajuste salarial pela inflação. Na tarde desta terça (11), segundo o Sindicato dos Metroviários de São Paulo, o Metrô propôs reajuste salarial de 2,2% para janeiro e manteve a retirada e diminuição de direitos, como auxílio-transporte e adicional noturno.

"Ficou muito clara a intransigência do Metrô. Essa proposta do Metrô a gente rejeitou na mesa. É uma proposta muito ruim. Ela avança algumas coisinhas, mas não resolve nossos problemas. Nós temos condição de até semana que vem melhorar essa proposta, tentar garantir nossos direitos. Se não conseguir, a greve está marcada, será dia 19", afirmou o coordenador do sindicato, Wagner Fajardo, durante a live que antecedeu a votação da assembleia.

Em assembleia online na noite desta terça, 2.595 pessoas participaram da votação. Segundo o sindicato, 1.908 (73,53%) votaram a favor do adiamento da paralisação.

Uma nova assembleia será realizada no dia 18 deste mês para rejeitar ou aprovar nova proposta do Metrô, se houver, e a possível greve.

Se confirmada, a paralisação afetará as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho), onde trabalham cerca de 7.200 metroviários.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás não estão incluídas na mobilização porque têm data-base em março, quando negociaram um reajuste cujo índice ficou em torno de 4%, também de acordo com o sindicato.

Essa não é a primeira ameaça de greve dos metroviários em 2021. No início de abril, a categoria ameaçou entrar em greve se não fosse incluída no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. A reivindicação foi atendida.

Nesta terça (11), começaram a ser vacinados todos os operadores de trens, independentemente da idade, do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os funcionários acima de 47 anos que têm contato direto com o público como segurança, limpeza (incluindo os terceirizados) e bilheteria.

Segundo a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos), a imunização destes trabalhadores é feita exclusivamente nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Quem estiver elegível deverá confirmar suas informações no sistema de pré-cadastro pelo site www.vacinaja.sp.gov.br/transportesmetropolitanos.

No pré-cadastro, cada profissional receberá por e-mail e/ou celular um QR code que será conferido pelo agente de saúde na sala da vacinação. Todos os funcionários deverão apresentar documento pessoal e funcional, além do QRCode impresso ou em celular para confirmação no dia da vacinação.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.