O aposentado Paulo Sérgio Araújo, 62 anos, de Itaquera (zona leste), afirma que sua restituição do Imposto de Renda foi depositada em uma conta fraudulenta do Picpay. Ele percebeu que a quantia de R$ 673 caiu na conta errada em 15 de junho e logo entrou em contato com a empresa.
“Deram um prazo de cinco dias, mas não me deram uma resposta. Já entrei em contato várias vezes desde então, falam que vão retornar, mas nunca ligam”, relata ao Agora. Ele também registrou um boletim de ocorrência, procedimento indicado pela Receita Federal nestes casos.
Segundo orientações da Receita, quando ocorre situação semelhante, o contribuinte deve abrir um processo digital no portal e-CAC (no site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br), anexando o boletim, além de um requerimento contando o que ocorreu, inclusive com dados da conta na qual o crédito foi efetivado, e documento de identificação.
A Receita Federal afirma, ainda, que a fraude ocorreu na abertura da conta digital, com utilização de documentos do contribuinte ou de documentos falsificados como sendo dele.
Por este motivo, segundo o fisco, é imprescindível registrar o boletim em relação à abertura de conta no nome do leitor no banco digital, até para se resguardar do uso indevido em outros possíveis crimes.
Araújo pede a intervenção do Agora para conseguir o dinheiro da restituição, que estava contando para junho. “Estou muito aflito, quero meu dinheiro de volta. Preciso muito da ajuda do Defesa do Cidadão”, diz ele à reportagem.
Banco digital devolve quantia
O Picpay afirma que fez o estorno dos valores na conta informada pelo aposentado Paulo Sérgio Araújo. O banco digital diz que a segurança é uma prioridade e que, inclusive, conta com times para diminuir e controlar riscos assim que detecta atividades suspeitas na plataforma.
Em novo contato com o Agora, o leitor confirmou que o Picpay entrou em contato e realizou a devolução da sua restituição do IR 2021. “Muito obrigado pela ajuda do Defesa do Cidadão”, disse.
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