Antes de virar SUV, Mustang quase foi perua

Ford tenta minimizar polêmica revelando protótipos que não chegaram às ruas

São Paulo

Quando a Ford mostrou o Mustang Mach-E, um utilitário esportivo elétrico, acabou causando polêmica entre os puristas. Muitos não gostaram de ver o nome do esportivo em um SUV.

A marca, para tentar minimizar, revelou no mês passado que, muito antes disso, o Mustang quase virou perua, sedã ou até um roadster, nome dado aos conversíveis de dois lugares.

Conceitos do Ford Mustang
Mustang Station Wagon foi tentativa de fazer uma perua em 1966 - Divulgação

O primeiro protótipo mostrado foi em 1962. O Allegro. Era um Mustang esticado que não chegou à fase de produção.

No ano seguinte o mesmo nome foi utilizado em um Mustang mais curto e com estilo europeu, rejeitado pelo público americano.

O sedã de quatro portas surgiu em 1964, também rejeitado. Em 1966 a Ford tentou fazer uma perua de duas portas, as chamadas Shooting Break, mas esse tipo de carroceria fazia mais sucesso na Europa e também acabou ficando de fora dos planos da montadora.

Na década de 1970 surgiu o Milano, com um estilo bem mais agressivo do que os fãs de Mustang estavam acostumados.

Só em 1980 a Ford arriscou de novo com o RSX, que antecipou a segunda geração do esportivo. Nos anos 1990 o futurismo também ditou os estilos do Rambo e do Mach III. Foram os últimos conceitos do Mustang , que se manteve com estilo único até o Mach-E.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.