Descrição de chapéu Zona Leste

Demolição em Cohab deixa entulho acumulado

Imóveis de centro comercial na zona leste foram derrubados pela prefeitura

São Paulo

Os 48 imóveis de um centro comercial desativado na Cohab (Conjunto Habitacional) José Bonifácio, em Itaquera (zona leste), foram demolidos há cerca de seis meses, mas o entulho não foi removido pela Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB).


A área foi construída durante a década de 1980, com 12.506 unidades habitacionais e 14 núcleos para comércio. O terreno é de propriedade e responsabilidade da Cohab-SP. Na Quadra Q 138, nos lotes 9, 10, 11 e 12, havia quatro centros comerciais com 48 lojas, segundo informou a própria gestão Covas.


Destinada para construção de 264 unidades habitacionais, por meio de convênio com o Governo Federal no Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade FDS Entidades, moradores contaram que, desde a demolição, o local serve de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

Outras pessoas aproveitaram o ensejo para jogar ainda mais entulho e lixo, então o mau cheiro e a quantidade de bichos e insetos incomodam. “A prefeitura deveria ter retirado o entulho e isolado a área com tapumes até começar as obras”, contou o consultor imobiliário Johnny de Lima Torres, 34 anos.


O aposentado Silvio Luís Lopes, 57 anos, diz que o problema é o descaso. “Tem mato alto, entulho, proliferação de insetos, poluição visual e ambiental além da concentração de pessoas estranhas. A prefeitura está dando um exemplo negativo”, disse.

Resposta

Por meio de nota, a Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), disse que o espaço estava ocupado até 2018 por comércios, entidades sociais e moradias irregulares. “Após a desocupação, realizada no mesmo ano por meio de reintegração de posse, as entidades sociais foram alocadas em outras áreas cedidas pela Cohab.”

A nota diz ainda que “diante do transtorno relatado pela população local, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) disse que irá providenciar a remoção do entulho nos próximos dias.”
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.