Interior de SP tem primeiro caso de suspeita de coronavírus

Foi descartado um caso suspeito de uma menina de 4 anos na capital paulista

São Paulo

Um adulto de 45 anos está sendo monitorado por suspeita de ter contraído o coronavírus. O paciente está na cidade de Paulínia (117 km de SP).  Este é o primeiro caso de suspeita notificado do interior do estado de São Paulo.

O paciente esteve recentemente na China e, após desembarcar no Brasil, apresentou sintomas como febre, tosse, coriza e dificuldades para respirar. A pessoa foi atendida em um hospital privado e depois liberada. Foram coletas amostras para análise laboratorial. A indicação é que o paciente fique em isolamento domiciliar até que sejam contatadas as condições de saúde. 

Uma passageira usa máscara enquanto espera no controle de imigração no Aeroporto Internacional Bole em Addis Ababa, capital da Etiópia. - Michael Tewelde / AFP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), afirma que está "está monitorando três casos suspeitos de Coronavírus, sendo dois na capital e um em Paulínia".

A pasta não informou se o paciente do interior é homem ou mulher. 

De acordo com a pasta, "são dois adultos e uma criança que estão bem, estáveis e recebendo cuidados em casa em isolamento domiciliar, ou seja, com restrição de contatos com pessoas e ambientes externos".

Os casos suspeitos na cidade de São Paulo são um menino de seis anos, que apresentou febre e tosse, com histórico de retorno da China no dia 19 de janeiro, e um homem de 33 anos, que retornou da China no dia 20 de janeiro. Este apresentou febre, tosse e dor de garganta e foi atendido em um hospital privado da capital.

Segundo a secretaria, foi descartado um caso suspeito, divulgado nos últimos dias, de uma menina de 4 anos, já que os resultados dos exames mostraram que ela tem, na verdade, o vírus Influenza, da gripe.

"Os familiares dos pacientes estão orientados com relação às medidas necessárias para se prevenirem, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, bem como sobre os cuidados requeridos para os pacientes, que incluem hidratação e a permanência em casa, sem circulação por outros locais e evitando contato com familiares e amigos", diz nota da secretaria.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.