Descrição de chapéu Dias Melhores

Maioria dos celulares perdidos no metrô de SP são devolvidos

Aparelhos eletrônicos também estão entre os objetos que mais foram entregues aos donos

São Paulo

Quem já perdeu o celular sabe como é a sensação de vazio nas mãos. Mas quem ficou sem o aparelho no metrô ainda tem uma chance de recuperá-lo. Segundo dados da companhia, mais da metade dos celulares encontrados e levados para o setor de Achados e Perdidos, na estação Sé, foram devolvidos. Até outubro de 2019, foram 1.233 encontrados e 722 entregues, ou seja, de cada dez perdidos seis foram devolvidos.

Celulares guardados no setor de achados e perdidos na estação Sé do metrô - Rubens Cavallari/Folhapress

O coordenador da linha 3-vermelha do metrô e responsável pelo setor de Achados e Perdidos, Paulo Santos, afirma que o celular é um dos objetos mais devolvidos devido ao alto valor dos aparelhos e também porque é possível entrar em contato com algum número da agenda, se for encontrado com bateria.

“Aqui não é simplesmente um depósito de objetos perdidos. Tudo o que vem para cá é identificado, catalogado e depois fazemos um trabalho de investigação para tentar devolver ao dono”, explicou Santos.
Objetos eletrônicos, que têm alto valor, também estão entre os mais devolvidos, como pen drive, máquinas de cartão de crédito, notebooks e tablets.

Apesar desses itens serem os mais devolvidos, Santos afirmou que o setor não mudou a rotina de trabalho para atender essa demanda, pois os objetos não são de grande porte. “Nosso desafio é organizar esses objetos, investigar para encontrar o dono e entregar.”

A costureira desempregada Jonenilda Pereira dos Santos, 55 anos, foi uma das que conseguiram reaver o celular da filha, a operadora de telemarketing Kerollainy Santos, 25 anos, após o trabalho dos funcionários do Achados e Perdidos.

Elas perderam uma sacola com roupas, óculos e o celular no dia 1º de dezembro, quando iam de trem de Jandira, onde moram, para Osasco, na Grande São Paulo. “Logo que saímos do vagão demos falta da sacola. Tenho certeza que quem pegou e levou para o Achados e Perdidos foi um moço que estava perto de nós. Foi um anjo aquele rapaz”, disse.

Segundo Jonenilda, no dia seguinte o genro dela recebeu a ligação do Achados e Perdidos dizendo que a sacola foi encontrada e que precisava ir buscar na Sé. “Neste mundo que a gente vive, não imaginava que ia encontrar nada, mas estava tudo lá. Ainda tem pessoas boas neste mundo”, disse.

Serviço recebeu mais de 86 mil objetos esquecidos em estações

Não é só de celular que vive o Achados e Perdidos do Metrô. Até outubro de 2019, foram encontrados mais de 86 mil objetos dos mais variados possíveis, como chaves, carteiras e documentos. Ou seja, são cerca de 8.600 itens encontrados por mês ou 286 ao dia.

Os cartões de banco ou de escolas são os objetos mais encontrados: foram mais de 19,4 mil até outubro. Mas por não ter valor e ser fácil conseguir outro com a instituição, os dados do Metrô mostram que pouco mais de 4.600 deles foram devolvidos no período.

Os objetos ficam à espera dos donos por 60 dias. Após esse prazo, são levados como doação para o Fundo Social de São Paulo, que realiza bazares para vendê-los.

Segundo o Fundo Social de São Paulo, com os objetos do Achados e Perdidos, foram realizados dois bazares beneficentes em 2019, e o valor arrecadado compõe uma de suas fontes de receita. O Fundo explicou ainda que em alguns casos, parte dos objetos foi encaminhada para doações, como muletas e cadeiras de rodas. Um novo bazar está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2020. 

Já os documentos são enviados aos respectivos órgãos emissores. No caso de RG, por exemplo, é enviado para a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Consulta de documentos pode ser feita por telefone ou internet

Para quem perdeu algum objeto no metrô, não custa nada dar uma passada no Achados e Perdidos, na estação Sé, para conferir se não está lá. O atendimento é feito de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h, exceto feriados. Pode ser acessado tanto pela área paga e quanto pela área livre (antes do bloqueio).
Em caso de documentos ou itens que tenham nome, é possível fazer a consulta no próprio site do metrô: www.metro.sp.gov.br ou ligar no 0800 770 7722, todos os dias, das 5h à meia-noite.

Até outubro, foram feitas 62 mil consultas ao sistema de Achados e Perdidos e mais de 22 mil atendimentos no guichê.

Todos os objetos recolhidos nas estações das linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata, operadas pelo Metrô, e da linha 4-Amarela, que é operada pela ViaQuatro, são encaminhados para a Sé e permanecem no local para devolução por 60 dias.

Para evitar a perda de objetos e documentos, o Metrô recomenda aos usuários que fiquem atentos aos itens que estão sendo transportados e observem seus pertences antes do desembarque. É importante também que os objetos tenham sempre algum tipo de identificação, com nome e telefone, o que facilitará a localização do proprietário e sua devolução pelo serviço de Achados e Perdidos.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.