Pais reclamam de corte de transporte para a escola em São Paulo

Problema ocorre com crianças da zona leste que têm de enfrentar obstáculos a pé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pais de alunos do CEU (Centro Educacional Unificado) Alto Alegre, na região de São Mateus (zona leste), reclamam que a prefeitura pretende interromper o TEG (Transporte Escolar Gratuito) de quem já dispõe do serviço. Segundo familiares, a decisão pode colocar em risco as crianças e até impedi-las de frequentar a escola.

Crianças no caminho que precisam percorrer para chegar até a escola na região de São Mateus, na zona leste de São Paulo - Ronny Santos/Folhapress

Têm direito ao transporte gratuito alunos que moram a uma distância de 2 km ou mais da escola. Também se beneficia quem encontra barreiras físicas, como uma linha de trem, por exemplo. No caso dos alunos do CEU Alto Alegre, grande parte do caminho é feito em ruas sem calçadas, grandes ladeiras ou por uma trilha pelo meio de um terreno ocupado por sem-teto."

A direção falou que eu deveria procurar uma escola mais próxima, mas essa é a mais próxima", diz a dona de casa Marinilce Pereira Campos, 36, que tem três filhos, entre 5 e 9 anos, estudando no Alto Alegre. "Não dá para ficar cada um em uma escola diferente", afirma.

A costureira Amara Maria Moura da Silva, 64, também foi surpreendida ao fazer o cadastro no dia 23 e ser informada de que o neto de 9 anos havia perdido o direito ao transporte. "Tenho problema nas pernas e não posso levá-lo por essas ladeiras. Ele não tem como ir sozinho, porque é perigoso."Segundo Amara, uma vizinha paga R$ 120 mensais a um perueiro particular.

"Não tenho como pagar. Só recebo R$ 130 do Bolsa Família."O barbeiro Eric Batista de Siqueira, 32, é pai de um aluno de 5 anos e conta que o terreno por onde as crianças têm que cortar caminho é muito perigoso, onde ocorreu até morte. "Não deixaria ele passar sozinho e nem com a mãe dele", diz.

Segundo Siqueira, quando chove a situação piora. "Disseram na escola que teríamos que justificar as faltas e apontar a chuva como motivo", afirma.

Os motoristas e monitores responsáveis pelo transporte escolar estimam que o número de crianças atendidas cairá em 90% no CEU Alto Alegre após os cortes promovidos no local." Fomos informados que o CEU só estava dando o transporte para quem tinha laudo [criança que tem algum problema médico]", diz a monitora de transporte escolar Francineide Maria Ferreira de Araújo, 49 anos.

Segundo ela, a mudança vai colocar alunos em risco. "Os caminhos que os funcionários do CEU estavam indicando para as crianças passarem são feitos de buraco, mata e lama. Também são muito escuros, para quem sai no início da noite", diz.Pai de uma aluna de 8 anos, o costureiro Fernando Quispe, 29. "Ela teria que caminhar bastante. Não tenho condições de buscá-la e trazê-la para casa", diz.

RESPOSTA

A Secretaria Municipal da Educação, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), diz que nenhum aluno que resida a partir de 2 km da escola ou que se enquadre nos critérios para o benefício ficará sem o transporte escolar gratuito.

"A unidade passa por recadastramento dos endereços após denúncia identificar que um funcionário e perueiros fraudavam os endereços para incluir situações fora das regras de transportes", diz.

"O funcionário está respondendo processo administrativo sob a acusação de receber propina para realização das fraudes e está afastado." Segundo a secretaria, uma reunião com os responsáveis está agendada. As aulas começam nesta quarta-feira (5).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.