Em menos de 24 horas, casos de coronavírus sobem de 52 para 76 no Brasil

Dados foram atualizados, na tarde desta quinta-feira (12), pelo Ministério da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em pouco menos de 24 horas, o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil subiu de 52 para 76, segundo informações do Ministério da Saúde. Também são monitorados 1.427 casos suspeitos e, outros 2.659 foram descartados.

O estado de São Paulo lidera o número de infectados, com 41 casos. O Rio de Janeiro vem em seguida, com 16. Outros estados que confirmaram infecção pelo vírus são Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Distrito Federal (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Alagoas (1), Minas Gerais (1) e Espírito Santo (1).

O secretário de Comunicação do governo federal, Fábio Wajngarten, 44, testou positivo para coronavírus e aguarda o resultado da contraprova. Wajngarten era um dos integrantes da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em visita a Donald Trump, nos Estados Unidos, nesta semana.

Com o teste positivo para coronavírus no chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência), o presidente Jair Bolsonaro passou a ser monitorado pela equipe médica da Presidência da República.

Nesta quarta-feira (11), a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia pelo novo coronavírus. Para o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a organização demorou a reconhecer o cenário.

"Teimaram comigo. Falei: é uma pandemia, e desde a semana passada o Brasil já trata como pandemia. Se você tem uma transmissão sustentada em tantos países, como vou ficar procurando país por país, quem veio de onde? Isso pelo menos três semanas atrás já era impraticável pelos sistemas de saúde", afirmou.

Segundo ele, com a declaração de pandemia, a ideia é que o país passe a usar como critério para identificar casos a ocorrência de sintomas histórico de viagem internacional, além do contato com casos confirmados.

Erramos: o texto foi alterado

O título da primeira versão deste texto apontava incorretamente que o aumento dos casos confirmados se deu em menos de 24 anos, quando o correto é menos de 24 horas. O título já foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.