Levantamento aponta que 436 padres já tiveram Covid no país

Desse total de religiosos, 21 morreram por complicações da doença

São Paulo

Levantamento da CNP (Comissão Nacional de Presbíteros), vinculada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aponta que 436 padres diocesanos foram contaminados pela Covid-19 no país. Desses, 21 morreram por complicações da doença.

O estado de São Paulo concentra o maior número de padres infectados (73), e uma morte, diz o boletim.

Mantendo distância física e de máscara, fiéis celebram missa na Catedral da Sé; celebrações presenciais retomaram na capital no fim de junho
Mantendo distância física e de máscara, fiéis celebram missa na Catedral da Sé; celebrações presenciais retomaram na capital no fim de junho - Eduardo Knapp - 29.jun.20/Folhapress

Na capital paulista, o bispo Dom José Negri, 60 anos, da arquidiocese de Santo Amaro (zona sul), está internado no Hospital Santa Catarina para se recuperar da Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa da unidade de saúde, no entanto, a família do religioso não autorizou a divulgação de informações sobre seu estado de saúde.

“Não há ligação com reabertura de paróquias”, afirma o padre José Adelson da Silva Rodrigues, presidente da CNP e que é coordenador da pesquisa.

Em São Paulo, as paróquias estão autorizadas a retomar as missas presenciais, desde que cumpram o protocolo sanitário —que estipula regras como, por exemplo, a de que tanto padres quanto fiéis estejam o tempo todo de máscara durante as celebrações, que foram autorizadas na capital paulista, por exemplo, no fim de junho.

A Comissão Nacional dos Bispos afirma que não tem um controle sobre quantas paróquias estão, de fato, abertas para missas presenciais, porque cada bispo tem autonomia para decidir sobre a abertura.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.