Linha 2-verde do metrô de SP inaugura painéis que indicam lotação de trens

Equipamentos funcionam entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa; valor do investimento não foi informado

São Paulo

Começaram a funcionar oficialmente, nesta quarta-feira (23), painéis instalados nas plataformas de estações da linha 2-verde do metrô da capital paulista, que indicam a lotação nos trens. O sistema é semelhante ao utilizado pela linha 4-amarela há cerca de quatro anos.

Painel na estação Paraíso, da linha 2-verde do metrô paulistano, inaugurado nesta quarta-feira (23) indica a lotação dos trens - Rubens Cavallari/Folhapress

O valor gasto para a implantação dos painéis não foi informado pela empresa, da gestão João Doria (PSDB).

Os painéis estão entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa. Ainda faltam equipamentos na linha 2-verde entre as estações Chácara Klabin e Vila Prudente. Segundo o Metrô, a instalação nestes locais irá ocorrer até dezembro deste ano.

Nas redes sociais, Silvani Alves Pereira, presidente do Metrô, escreveu que o novo sistema vai ajudar os passageiros a escolher em qual vagão embarcar, tendo a ciência de quais estão mais vazios. Segundo ele, a medida contribui para respeitar os protocolos sanitários durante a pandemia da Covid-19.

Ele acrescentou que o Metrô pretende implantar painéis nas linhas 1-azul e 3-vermelha, em fevereiro e julho de 2021, respectivamente.

A tecnologia usada para calcular a quantidade de usuários por vagão se chama CBTC. De acordo com Pereira, este é um sistema de controle e sinalização de trens. "Com ele podemos aumentar a oferta de trens, já que a distância entre eles pode ser diminuída", escreveu nas redes sociais.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.