Alunos da rede estadual de SP devem fazer avaliação presencial no dia 3

No retorno às aulas no ensino médio, secretário estadual da Educação diz que serão dois testes para avaliar como estão os estudantes após 7 meses com escolas fechadas

São Paulo

A rede estadual de ensino de São Paulo terá duas provas para analisar o desempenho dos alunos, após mais de sete meses de aulas virtuais e com escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus. A primeira será on-line e a segunda, presencial.

A proposta é que a prova presencial seja realizada no dia 3 de dezembro. Nesta terça (3), os alunos do ensino médio foram autorizados a voltar às aulas na cidade de São Paulo, com um limite de cinco horas diárias na escola.

Mauricio Cesar Rodrigues durante aula de leitura na Escola Estadual Américo de Moura, na região da Vila Prudente (zona leste de São Paulo) - Rubens Cavallari/Folhapress

Segundo o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, a prova presencial depende da autorização dos municípios, mas a ideia da gestão João Doria (PSDB) é que todos os alunos realizem o diagnóstico de forma presencial nas escolas.

A avaliação será realizada para identificar o nível de aprendizado dos alunos e para observar qual foi o impacto do período de quarentena no ensino, já que as escolas ficaram fechadas por muitos meses e as aulas foram aplicadas por meio de plataformas virtuais. Os alunos de todas as idades irão participar.

O secretário afirmou que o calendário do ano letivo será seguido e que as férias escolares ocorrerão em janeiro. Entretanto, segundo ele, ocorrerão atividades extras durante o período para os alunos que quiserem.

Na escola

Conforme balanço divulgado na tarde desta segunda, 9.000 alunos de escolas estaduais na cidade de São Paulo foram para as aulas presenciais.

O secretário acredita que até a próxima semana, cerca de 1.300 colégios estaduais deverão ter retornado as atividades no ensino médio. O governo de São Paulo autorizou o retorno das atividades nas escolas, mas cada município tem autonomia para decidir.

"Não tivemos nenhum caso de covid-19 dentro das nossas escolas. Estamos fazendo o monitoramento", afirmou Rossieli.

De acordo com o secretário, 219 cidades já autorizaram o retorno dos estudantes para as atividades escolares. Desde 7 de outubro as escolas reabriram, no entanto, apenas para atividades extracurriculares. Na rede municipal, o retorno também foi autorizado parcialmente no mês passado.

Nesta terça, os alunos passaram a receber o conteúdo normal das disciplinas. O retorno às salas de aula, no entanto, segue facultativo. Quem preferir pode continuar tendo aulas on-line de casa.

Um adolescente de 16 anos, aluno da Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, na Freguesia do Ó (zona norte), disse que resolveu voltar porque considera o reencontro com os amigos e professores importantes. Segundo o estudante, no ensino em casa ele acaba se distraindo, o que não ocorre com o educador na frente da classe.

Segundo o secretário, está em avaliação protocolos sanitários para retomar o fornecimento de merenda manipulada aos estudantes.

Ele disse ainda que pelo menos 45 mil jovens já decidiram fazer o quarto ano do ensino médio. A participação no novo ano letivo também é opcional. Ao todo, existem 1,3 milhão de alunos no ensino médio no estado de São Paulo. O quarto ano é uma tentativa do governo de minimizar problemas de aprendizagem que possam ter ocorrido por conta do período de quarentena

A diretora da escola estadual Professor Américo de Moura, Vanessa dos Santos Rodrigues, afirma que nas próximas semanas a prioridade será pelas atividades de português e matematica.

"Como nós trabalhamos o ensino integral, o acompanhamento já é individualizado. As salas estão preparadas para receber 13 alunos de cada vez. Aqui é integral, mas por enquanto uma parte da turma vem de manhã e a outra parte a tarde", conta a diretora da unidade localizada na Vila Prudente, zona leste da capital paulista.

Uma aluna de 17 anos, que estuda o segundo ano do ensino médio na escola, afirma que decidiu voltar para as aulas presenciais porque "estava me sentindo muito sozinha" e que não estava conseguindo acompanhar as aulas remotas

Outro adolescente que estuda no local, também de 17 anos, afirmou que sua motivação para o retorno foi pensar no vestibular, embora ainda esteja no segundo ano do ensino médio. Segundo ele, estudar por conta própria é difícil.

A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e seguir protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais.

Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.