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Site Não Me Perturbe recebeu mais de 845 mil cadastros contra ligações

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A corrida de milhares de brasileiros ao site Não Me Pertube, na terça-feira (16), retrata bem a dimensão do tormento provocado pelas ligações abusivas de telemarketing e o desejo de tantos de se verem livres delas.

Detalhe de headfone usado por funcionários de call center - Danilo Verpa - 28.nov.2010/Folhapress

Somente no primeiro dia de funcionamento do serviço, foram cadastrados 845 mil números de telefones de quem não suporta mais as ofertas de pacotes de telefonia, TV por assinatura ou internet, que muitas vezes beiram o assédio. A empresa que ignorar o bloqueio pode ser multada em até R$ 50 milhões.

O portal entrou no ar depois de exigência feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a operadoras de telefonia e TV por assinatura, na tentativa de levar um pouco de bom senso à forma como elas abordam seus alvos. 

Há um bom tempo, a selvagem disputa por clientes no país, como bem descreveu o diretor-executivo do sindicato que reúne as companhias do setor, virou uma dor de cabeça constante para quem está do outro lado da linha. 

Para se ter uma ideia, de janeiro de 2016 a junho deste ano, a Anatel recebeu 86.493 queixas de pessoas incomodadas com chamadas desse tipo. Apenas em 2018, foram 27 mil, aumento de 17% em comparação ao ano anterior.  

​E a plataforma só resolve parte do problema. Segundo a agência, estudos estimam que as empresas de telecomunicações respondam por um terço das ligações indesejadas.

Com isso, outros setores seguem sem freio, assim como as chamadas feitas com o uso de robôs e aquelas que acabam mudas ao serem atendidas.

Espera-se que a alta procura pelo novo site sirva não só de alerta mas de impulso para encontrar mais soluções.

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