Um limite a Bolsonaro

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Errou quem apostou que Jair Bolsonaro aproveitaria o feriado do Carnaval para, em benefício do próprio governo, acalmar os ânimos. O presidente, isso sim, pôs mais fogo na fervura de movimentos radicais que planejam uma grande manifestação no próximo dia 15.

Na tentativa de promover o ato, o que há de pior no bolsonarismo espalha mensagens com ataques ao Congresso. As gangues digitais também exaltam os militares e pedem sua intervenção. Ainda que restrito a uma minoria, trata-se de golpismo de extrema direita.

Os aloprados foram atiçados pelo ministro Augusto Heleno (Segurança Institucional) --um general da reserva que acusou parlamentares de chantagem. 

Na terça (25) soube-se que o próprio presidente, pelo WhatsApp, conclamou aliados a participarem dos protestos. O argumento de que se trata de uma questão privada não convence --Bolsonaro sabe bem a gravidade do que divulgou.

O líder máximo da nação continua demonstrando desprezo às instituições, sem falar das violações à honra, ao decoro e à dignidade para o exercício da Presidência da República. Talvez só mesmo o medo do impeachment possa deter essa perigosa aventura.

O script é sempre o mesmo: estocadas na democracia seguidas de recuos táticos. Mas isso não aparenta obedecer apenas à necessidade de desviar a atenção de temas espinhosos, como a proximidade com milicianos, as lambanças de seus filhos ou a incompetência de seu governo em fazer a máquina funcionar.

Agindo assim, Bolsonaro parece testar os limites da República. Passar a mão na cabeça de quem incentiva e pratica a brutalidade nunca foi um método eficaz de defender o regime das liberdades.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), repetiu o símbolo de "banana" aos jornalistas, na manhã deste sábado (15), depois de ter sido questionado sobre a reforma da biblioteca do Palácio do Planalto - Reprodução

Notícias relacionadas