O que é PIB?
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
O presidente Jair Bolsonaro preferiu fazer uma brincadeira ridícula a responder sobre um assunto muito sério: o frágil desempenho da economia em seu primeiro ano de governo, conforme números divulgados nesta quarta (4).
“PIB? O que é PIB? Pergunta o que é PIB”, recomendou Bolsonaro a um humorista profissional que havia recrutado para imitá-lo diante de jornalistas em mais uma de suas presepadas em frente ao Palácio da Alvorada.
O Produto Interno Bruto (PIB) é a renda do país, gerada a partir dos bens e serviços produzidos. Essa renda cresceu apenas 1,1% em 2019. É o terceiro ano consecutivo de recuperação frustrada após a brutal recessão de 2014-16.
Isso significa que os brasileiros permanecem mais pobres do que no final da década passada. Em um país de extrema desigualdade social, os mais carentes sofrem as piores consequências.
O crescimento econômico brasileiro continua longe do necessário para melhorar a vida da população. Os resultados decepcionantes do final do ano passado, agora consolidados, já haviam contribuído para desestimular o modesto otimismo que se ensaiava para 2020.
Para piorar, a chegada do coronavírus terá forte impacto negativo na economia mundial, conforme já observado na China. Por isso, é bem provável que o Brasil não cresça nem 2% —e há risco de um desempenho ainda mais fraco.
Assim como ocorre em outros países, o Banco Central já indicou que fará novos cortes em sua taxa de juros. A medida é benéfica, mas apenas paliativa.
Bolsonaro faria bem em aprender o que é PIB —e melhor ainda em parar com bobagens e empenhar-se nas reformas destinadas a ampliar o crescimento.